Levolukast é um remédio indicado para o tratamento da rinite alérgica sazonal, pois ajuda a aliviar os sintomas, como nariz escorrendo ou entupido, espirros constantes ou coceira no nariz.
Esses efeitos se devem ao montelucaste de sódio e dicloridrato de levocetirizina na sua composição, que agem bloqueando a ação da histamina e leucotrienos, responsáveis pelos sintomas da rinite alérgica.
Leia também: 9 sintomas de rinite alérgica (e o que fazer) tuasaude.com/rinite-alergicaO Levolukast pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos, e deve ser usado somente com indicação do otorrinolaringologista ou alergologista.

Para que serve
O Levolukast é indicado para aliviar os sintomas da rinite alérgica sazonal, como:
- Nariz escorrendo ou entupido;
- Espirros constantes;
- Coceira no nariz.
O Levolukast é absorvido rapidamente após administração oral, e o início da sua ação é de cerca de 1 hora após sua ingestão.
Leia também: 5 remédios para rinite alérgica tuasaude.com/remedios-para-rinite-alergicaO comprimido de Levolukast contém montelucaste de sódio 10 mg + dicloridrato de levocetirizina 5 mg.
Como tomar
O comprimido de Levolukast deve ser tomado por via oral , com um copo de água, antes ou após uma refeição.
A dose recomendada do Levolukast para adultos é de 1 comprimido à noite, por 7 a 14 dias, conforme orientação do médico.
Leia também: Como desentupir o nariz: 11 formas naturais e eficazes tuasaude.com/nariz-entupidoPossíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do Levolukast são infecções do trato respiratório, principalmente nariz, garganta e ouvido.
Além disso, também podem surgir diarreia, náuseas, vômitos, febre, boca seca, sonolência, dor de cabeça ou fraqueza.
O Levolukast também pode causar rash cutâneo ou reações alérgicas, como urticária ou alergia generalizada. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica.
Leia também: Exantema (rash cutâneo): o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/exantemaLevolukast dá sono?
O Levolukast dá sono, sendo um dos efeitos colaterais comuns desse remédio a sonolência.
Isso se deve à presença de levocetirizina na sua composição, que é um anti-histamínico, que age bloqueando a liberação de histamina no cérebro e na medula espinhal.
Por isso, durante o tratamento com o Levolukast, deve-se evitar atividades perigosas ou que necessitem de agilidade mental, como dirigir ou operar máquinas, por exemplo.
Quem não deve usar
O Levolukast é contraindicado para:
- Menores de 18 anos;
- Amamentação;
- Insuficiência renal grave;
- Alergia ao montelucaste ou levocetirizina;
- Alergia ao corante óxido de ferro amarelo e óxido de ferro vermelho.
Durante a gravidez, o Levolukast só deve ser usado se estritamente necessário e com indicação médica, já que não existem estudos suficientes sobre os efeitos no bebê.
Além disso, os comprimidos de Levolukast contêm lactose na sua composição e, por isso, não devem ser usados por pessoas que tenham síndrome de má absorção de glicose-galactose.