O que é:
A levotiroxina sódica é um hormônio sintético da tireoide indicado para o tratamento do hipotireoidismo, pois é capaz de repor os hormônios que normalmente são produzidos pela glândula tireoide, permitindo, assim, manter seus níveis no sangue em valores normais.
Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos com diferentes doses, como genérico “levoriroxina sódica” ou com os nomes comerciais Puran T4, Euthyrox, Levoid ou Synthroid, podendo ser indicado para crianças, adultos ou idosos.
A levotiroxina sódica deve ser usada com indicação do endocrinologista, geralmente iniciando com doses baixas que devem ser adaptadas de forma individualizada pelo médico de acordo com os exames de sangue que medem os hormônios da tireoide. Veja os principais exames para tireoide.
Para que serve
A levotiroxina sódica é indicada para repor hormônios em casos de:
- Hipotireoidismo primário causado por alteração do funcionamento da tireoide;
- Hipotireoidismo causado por atrofia primária da tireoide;
- Retirada total ou parcial da glândula tireoide, com ou sem bócio;
- Hipotireoidismo hipofisário ou hipotalâmico.
Esse remédio permite repor ou suplementar os hormônios da tireoide, ajudando a reduzir o sintomas do hipotireoidismo, como queda de cabelo, pele e cabelos secos, intolerância ao frio ou ganho de peso, por exemplo. Saiba identificar todos os sintomas do hipotireoidismo.
Além disso, este medicamento também pode ser usado no diagnóstico do hipertireoidismo ou de glândula tireoide autônoma, quando pedido pelo médico, ou ainda para prevenção do bócio.
Se tem hipotireoidismo e deseja ter o acompanhamento de um endocrinologista, marque uma consulta na região mais próxima:
Como tomar
A levotiroxina sódica está disponível em diferentes doses, que variam de acordo com o grau de hipotireoidismo, a idade e a tolerância de cada pessoa.
Os comprimidos devem ser ingeridos com um copo de água, e com o estômago vazio, ou seja, 1 hora antes ou 2 horas após o café da manhã.
A dose recomendada e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo médico, que poderá alterar a dose durante o tratamento, o que vai depender da resposta de cada pessoa ao tratamento.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a levotiroxina sódica são palpitações cardíacas, insônia, nervosismo, irritação, dor de cabeça, perda de peso, menstruação irregular, cãibras nas pernas, fraqueza ou dor muscular.
Além disso, também podem ocorrer efeitos colaterais mais graves como dor no peito que pode irradiar para o ombro ou mandíbula, batimentos cardíacos irregulares ou rápidos, falta de ar. Nesses casos deve-se ir ao hospital imediatamente.
Quem não deve usar
A levotiroxina sódica não deve ser usada por pessoas com insuficiência da glândula suprarrenal descompensada, infarto recente, tireotoxicose ou hipertireoidismo não tratados.
Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à levotiroxina sódica ou qualquer outro componente da fórmula.
Durante a gravidez ou amamentação, a levotiroxina sódica deve ser usada somente com recomendação médica.
A levotiroxina sódica também deve ser usada com cautela em pessoas com doenças cardiovasculares, como angina, infarto, insuficiência cardíaca ou pressão alta, ou por pessoas que usam anticoagulantes, ou tenham epilepsia.
Assista o vídeo seguinte e saiba como ajudar a regular a tireoide, com uma alimentação correta e saudável: