Lichia: 7 benefícios e como consumir (com receitas)

A lichia é uma fruta com origem na China que é rica em compostos fenólicos e vitamina C, nutrientes antioxidantes que ajudam a evitar doenças crônicas como diabetes, infarto e obesidade, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além disso, a lichia também favorece a perda de peso, já que contém fibras que aumentam o tempo de digestão dos alimentos no estômago, controlando a fome e diminuindo a ingestão de alimentos ao longo do dia.

A lichia tem uma polpa gelatinosa e um sabor doce e floral, sendo encontrada na sua forma natural ou em conserva e podendo ser consumida sozinha ou usada em receitas como chás, sucos, picolés, ceviche ou smoothie.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios da lichia para a saúde

Os principais benefícios da lichia para a saúde são:

1. Protege contra doenças cardiovasculares

Por ser rica em flavonoides, proantocianidinas e antocianinas, compostos bioativos que têm um potente efeito antioxidante, a lichia ajuda a controlar o colesterol "ruim", o LDL, que é responsável por formar placas de gordura nas artérias. Assim, a lichia ajuda a prevenir a aterosclerose e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio ou derrame cerebral.

Além disso, a lichia ajuda a regular o metabolismo de lipídios e a aumentar os níveis do colesterol "bom", o HDL, contribuindo para a saúde cardiovascular.

O potássio os compostos fenólicos presentes na lichia também ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e inibem a atividade da enzima conversora de angiotensina, ajudando a controlar a pressão sanguínea.

2. Previne doenças do fígado

A lichia ajuda a prevenir doenças do fígado como fígado gordo ou ou hepatite, por exemplo, por conter na sua composição compostos fenólicos como a epicatequina e a procianidina, que têm ação antioxidante, o que reduz os danos nas células do fígado causados por radicais livres.

3. Combate a obesidade

A lichia tem cianidina na sua composição, que é o pigmento responsável pela cor avermelhada da casca, com ação antioxidante, o que ajuda a aumentar a queima de gorduras.

Apesar de conter carboidratos, a lichia é indicada para dietas de emagrecimento por ser rica em fibras e água, além de ter poucas calorias e baixo índice glicêmico.

Além disso, a lichia inibe enzimas pancreáticas responsáveis pela digestão de gorduras da alimentação, o que reduz a absorção e acúmulo de gordura no corpo, podendo ser um importante aliado no combate à obesidade.

4. Ajuda a controlar a glicemia

A lichia pode ser um importante aliado no tratamento da diabetes devido aos compostos fenólicos que possui, como o oligonol, que agem regulando o metabolismo da glicose e reduzindo a resistência à insulina, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, a lichia contém hipoglicina, uma substância que diminui a produção de glicose, ajudando no controle da glicemia.

5. Melhora a aparência da pele

A lichia tem vitamina C e compostos fenólicos, antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele.

Além disso, vitamina C também age aumentando a produção de colágeno que é importante para combater a flacidez e as rugas da pele, melhorando a qualidade e o aspecto da pele.

6. Fortalece o sistema imunológico

A lichia é rica em nutrientes como as vitaminas C e folato que estimulam a produção de glóbulos brancos, que são células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções e, por isso, essa fruta ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Além disso, a epicatequina e a proantocianidina também ajudam a regular o sistema imunológico, já que estimulam a produção de células de defesa.

7. Ajuda no combate ao câncer

Os compostos fenólicos presentes na lichia, como flavonoides, antocianinas e oligonol, podem ajudar no combate ao câncer, pois diminuem a proliferação e provocam a morte de células do câncer de mama, de fígado, do colo do útero, de próstata, de pele e do pulmão.

No entanto, ainda são necessários estudos em seres humanos para comprovar esses possíveis benefícios da lichia no combate ao câncer.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional para 100 g, o equivalente a cerca de 10 unidades pequenas, de lichia.

Componentes

10 unidades pequenas (100 g) de lichia

Calorias

70 calorias

Água

81,5 g

Proteínas

0,9 g

Fibras

1,3 g

Gorduras

0,4 g

Carboidratos

14,8 g

Vitamina B6

0,1 mg

Vitamina B2

0,07 mg

Vitamina C

58,3 mg

Niacina

0,55 mg

Riboflavina

0,06 mg

Potássio

170 mg

Fósforo

31 mg

Magnésio

9,5 mg

Cálcio

5,5 mg

Ferro

0,4 mg

Zinco

0,2 mg

É importante ressaltar que para obter todos os benefícios dessa fruta, a lichia deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saudável, associada à prática de exercícios físicos regulares.

Como comer

A lichia pode ser consumida sozinha na sua forma natural ou em conserva, ou usada em receitas como sucos, picolés, ceviche, smoothie, balas ou chá feito com a casca da fruta.

A porção diária recomendada é de 3 a 4 unidades de lichia por dia, pois quantidades acima das recomendadas podem diminuir muito os níveis de glicose no sangue e causar sintomas de hipoglicemia como tontura, confusão, desmaio e convulsões.

É aconselhado também ingerir esta fruta somente após as refeições, devendo ser evitado o seu consumo em jejum.

Receitas saudáveis com lichia

Algumas receitas com lichia fáceis, saborosas e rápidas preparar são:

1. Chá de lichia

Ingredientes:

  • 4 cascas de lichia;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Colocar as cascas de lichia para secar ao sol por um dia. Depois de secas, ferver a água e despejar sobre as cascas de lichia. Cobrir e deixar descansar por 3 minutos. Coar e beber em seguida. Este chá pode ser consumido por até 3 vezes ao dia, pois, em excesso, pode causar dor abdominal, diarreia e aumento dos sintomas de doenças autoimunes.

2. Suco de lichia

Ingredientes:

  • 3 lichias descascadas;
  • 5 folhas de hortelã;
  • 1 copo de água filtrada;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Retirar a polpa da lichia que é a parte branca da fruta. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Servir em seguida.

3. Lichia recheada

Ingredientes:

  • 1 caixa de lichia fresca ou 1 pote de lichia em conserva;
  • 120 g de cream cheese;
  • 5 castanhas de caju.

Modo de preparo:

Descascar as lichias, lavar e deixar secar. Colocar o cream cheese por cima das lichias com uma colher ou com um saco de confeiteiro. Bater as castanhas de caju num processador ou ralar as castanhas e jogar por cima das lichias. Servir em seguida. É importante não consumir mais do que 4 unidades da lichia recheada por dia.