Lifting facial: o que é, quando é indicado e como é feito

Atualizado em dezembro 2022

O lifting facial, também chamado de ritidoplastia, é um procedimento estético que pode ser realizado com o objetivo de diminuir as rugas do rosto e pescoço, além de reduzir a flacidez da pele e remover o excesso de gordura do rosto, dando um aspecto mais jovem e bonito.

Esse procedimento de rejuvenescimento é mais comum de ser realizado em mulheres a partir dos 45 anos e deve ser feito por um cirurgião plástico habilitado para esse procedimento.

O lifting facial deve ser feito sob anestesia geral e é necessário internamento por cerca de 3 dias. Em alguns casos, pode-se optar por também realizar outras cirurgias, como blefaroplastia, para corrigir as pálpebras, e rinoplastia, para fazer alterações no nariz.

Imagem ilustrativa número 5

Quando é indicado

O lifting facial pode ser indicado nas seguintes situações:

  • Combater rugas profundas, dobras e marcas de expressão;
  • Tratar a pele flácida e caída sobre os olhos, bochechas ou pescoço;
  • Corrigir o acúmulo de gordura no pescoço com pele caída;
  • Combater papada e pele frouxa sob a mandíbula.

A realização do lifting facial deve ser discutido com o dermatologista e cirurgião plástico, já que dependendo do que se deseja, outros procedimentos estéticos menos invasivos podem ser recomendados.

Preparo do lifting facial

Antes de realizar o lifting facial é necessário fazer uma avaliação geral do estado de saúde, sendo normalmente indicada a realização de exame de sangue e eletrocardiograma. O médico também pode questionar sobre a presença de doenças, uso de remédios frequentes, uso de cigarro ou alergias que podem comprometer a recuperação. Além disso, geralmente, o médico recomenda evitar:

  • Remédios como AAS, Melhoral, Doril ou Coristina;
  • Cigarro pelo menos 1 mês antes da cirurgia;
  • Cremes faciais nos 2 dias antes da cirurgia.

Também é fundamental fazer jejum de pelo menos 8 a 10 horas antes da cirurgia ou de acordo com a indicação do médico.

Como é feito

O lifting facial deve ser feito pelo cirurgião plástico, em bloco operatório, sendo necessário tomar anestesia geral ou sedação. No momento do procedimento, é indicado prender o cabelo em várias mechas pequenas para evitar contaminar a pele e facilitar a realização da cirurgia.

O lifting facial é feito a partir da realização de cortes em locais estratégicos do rosto para diminuir a chance de visualização da cicatriz, podendo ser feito corte atrás da orelha ou seguindo a linha do couro cabeludo, por exemplo. Após o corte, o médico deve reposicionar o tecido para garantir o efeito desejado. Além disso, em alguns casos, pode ser feita também a remoção de tecido que está em excesso e/ ou gordura.

Em seguida, é feito o fechamento do corte e é colocado um curativo para proteger a cicatriz e prevenir infecções.

Como se trata de um procedimento que demanda cuidado e atenção, o lifting facial pode demorar 4 a 5 horas e pode ser necessário que a pessoa fique internada no hospital ou na clínica por cerca de 3 dias.

Como é a recuperação

A recuperação da cirurgia ao rosto é lenta e causa algum desconforto durante a primeira semana. Durante o pós-operatório da cirurgia é necessário:

  • Tomar remédios para controlar a dor, como Dipirona de 8 em 8 horas, sendo mais intensa nos 2 primeiros dias;
  • Dormir de barriga para cima, apoiando a cabeça com 2 travesseiros na região das costas, deixando a cabeceira da cama bem elevada por cerca de 1 semana, para evitar o inchaço;
  • Manter a cabeça e pescoço enfaixada, permanecendo durante pelo menos 7 dias e não tirar nem para dormir ou tomar banho nos primeiros 3;
  • Realizar drenagem linfática depois de 3 dias da cirurgia, em dias alternados, cerca de 10 sessões;
  • Evitar usar cosméticos na primeira semana depois da cirurgia;
  • Evitar mexer nas cicatrizes para não causar complicações.

Em alguns casos, o médico recomenda aplicar compressas geladas na face para reduzir o inchaço durante cerca de 2 minutos na primeira semana. Além disso, no caso de ter pontos visíveis no rosto, estes são retirados cerca de 15 dias depois da cirurgia, sendo fundamental não realizar esforços, pintar o cabelo ou exposição solar nos primeiros 30 dias.

Possíveis complicações

O lifting facial normalmente provoca manchas roxas na pele, inchaço e pequenos hematomas, que vão desaparecendo durante as primeiras 3 semanas depois da cirurgia. No entanto, podem surgir outras complicações, como:

  • Cicatriz torta, grossa, larga ou escura;
  • Abertura da cicatriz;
  • Endurecimento abaixo da pele;
  • Sensibilidade diminuída da pele;
  • Paralisação da face;
  • Assimetrias na face;
  • Infecção.

Nestes casos, pode ser necessário fazer retoques na pele para melhorar o resultado da cirurgia. Conheça detalhes sobre os riscos das cirurgias plásticas.

A cirurgia deixa cicatriz?

A cirurgia facial deixa sempre cicatrizes, porém variam com o tipo de técnica que o médico utiliza e, na maioria dos casos são pouco visíveis porque ficam cobertas pelo cabelo e no contorno das orelhas. A cicatriz vai mudando de cor, sendo que inicialmente é rosa e posteriormente torna-se semelhante à cor da pele, processo que pode demorar cerca de 1 ano.

Os resultados da cirurgia são para toda a vida?

Os resultados da cirurgia só são visíveis cerca de 1 mês após a cirurgia, porém, na maioria dos casos, a cirurgia não é para o resto da vida e, por isso, os resultados sofrem alterações ao longo dos anos, já que o lifting facial não interrompe o processo de envelhecimento, apenas diminui os sinais. Além disso, os resultados da cirurgia podem ter interferência do ganho de peso e da exposição prolongada ao sol, por exemplo.

Vídeos relacionados