A lesão do ligamento cruzado anterior, ou LCA do joelho, é uma condição que pode causar sintomas como estalo repentino do joelho, dor intensa, inchaço no local e dificuldade para caminhar.
A lesão do ligamento cruzado anterior, pode ser causada por fatores como pousar os pés inadequadamente no chão após um salto, mudar de direção rapidamente e traumas, como durante um jogo de futebol ou acidente de automóvel, por exemplo.
Na suspeita de rotura do ligamento cruzado anterior, é recomendado consultar o ortopedista, que fará uma avaliação completa e, se for necessário, indicará o tratamento adequado, que pode incluir cirurgia, fisioterapia, uso de medicamentos e órteses.
Sintomas de lesão do ligamento cruzado anterior
Os principais sintomas de lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) são:
- Estalo repentino no joelho;
- Dor intensa;
- Inchaço na região;
- Dificuldade para caminhar;
- Diminuição da mobilidade do joelho;
- Sensibilidade na articulação.
A pessoa com rotura do ligamento cruzado anterior, ou LCA do joelho, também pode sentir um deslocamento do joelho ao ficar de pé.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do LCA de joelho é feito pelo médico ortopedista, por meio do exame físico e dos sintomas apresentados pela pessoa.
Para avaliar o risco de LCA de joelho, marque uma consulta com o especialista mais perto de você:
Para confirmar o diagnóstico, o médico também pode solicitar exames de imagem, como raio X, ressonância magnética e, em alguns casos, artroscopia do joelho e artrografia.
Leia também: Raio X: o que é, tipos, para que serve e como funciona tuasaude.com/raio-xPossíveis causas
As possíveis causas da LCA do joelho são:
- Pousar os pés de forma inadequada no chão após um salto;
- Mudar de direção rapidamente, como o pé fixo no chão;
- Trauma na lateral do joelho, como durante um jogo de futebol ou acidente de automóvel, por exemplo;
- Desacelerar rapidamente;
Basquete, futebol americano, futebol e esqui são os esportes que mais estão relacionados com a rotura do ligamento cruzado anterior do joelho.
Como é feito o tratamento
O tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior inclui:
1. Cirurgia
A cirurgia de reconstrução é indicada para restaurar o ligamento e recuperar a estabilidade do joelho. Durante a cirurgia, o médico pode substituir o ligamento rompido por um enxerto de tecido, que atua como uma estrutura para ajudar no crescimento do novo ligamento.
2. Fisioterapia
Sessões de fisioterapia são indicadas para pessoas que passaram pela cirurgia. A fisioterapia também é recomendada para quem não possui indicação de cirurgia, como no caso de pessoas com baixo nível de atividade física, quando a estabilidade do joelho estiver segura ou pessoas mais idosas.
O tratamento é feito com o uso de aparelhos, exercícios de alongamento, mobilização e fortalecimento dos músculos, ajudando na estabilidade da articulação e no retorno das atividades diárias.
O número de sessões de fisioterapia necessárias depende do estado geral de saúde da pessoa, a idade e adesão ao tratamento, durando em média 12 semanas.
3. Órteses
O médico pode indicar o uso de órteses para evitar a instabilidade do joelho. Além disso, o uso de muletas e cadeiras de rodas também pode ser indicado, para evitar o peso do corpo sobre o joelho.
4. Medicamentos
Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como ácido acetilsalicílico, ibuprofeno e diclofenaco, podem ser prescritos pelo médico para ajudar a aliviar as dores.
Leia também: Anti-inflamatórios: o que são, principais tipos e como usar tuasaude.com/anti-inflamatorios5. Compressa fria
Aplicar compressa fria no joelho lesionado ajuda a aliviar a inflamação na região, reduzindo a dor e o inchaço.
Assim, deve-se colocar gelo em uma bolsa térmica ou colocar um saco de gel no congelador para resfriar. Em seguida, envolver a bolsa ou o saco de gel, em uma toalha seca, e aplicar no joelho, durante 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.
Quanto tempo para recuperar o LCA de joelho?
De acordo com a adesão da pessoa ao tratamento, a idade e o tipo de ruptura, o tempo para recuperar da lesão do ligamento cruzado anterior é entre 3 a 9 meses, quando acompanhado de fisioterapia intensa.