A língua fissurada, também chamada de língua rachada, é uma alteração benigna em que existem fissuras na língua, que podem dificultar a sua higiene e levar ao acúmulo de restos de alimentos, provocando sintomas como mau hálito e ardência na língua.
Embora não tenha uma causa específica, a língua fissurada normalmente está presente desde o nascimento e é mais comum em pessoas com síndrome de Down, psoríase ou síndrome de Sjögren, por exemplo.
Em caso de suspeita de língua fissurada, especialmente quando a sua limpeza é difícil ou existe mau hálito, é indicado consultar um dentista. O tratamento da língua fissurada geralmente envolve fazer a higiene da boca adequadamente, podendo ser indicados escovas específicas e raspadores de língua para auxiliar na sua limpeza.
Principais sintomas
Os principais sintomas da língua fissurada são:
- Rachaduras na língua;
- Acúmulo de restos de alimentos nas fissuras;
- Dor ou ardência na língua;
- Mau hálito;
- Alteração da cor da língua.
No entanto, os sintomas são mais comuns quando as fissuras são mais profundas, tornando difícil fazer a limpeza adequada da língua. Neste caso, o acúmulo de restos de alimentos nas fissuras pode favorecer a multiplicação de microrganismos e provocar inflamação.
Por isso, algumas pessoas podem sentir dor ou ardência na língua, especialmente ao colocar alimentos apimentados, salgados ou ácidos na boca.
Possíveis causas
A língua fissurada não tem uma causa específica, normalmente sendo uma alteração presente desde o nascimento e que pode ser mais facilmente notada na medida em que a pessoa envelhece.
Além disso, a língua fissurada é mais comum em pessoas com síndrome de Down, psoríase, síndrome de Sjögren, síndrome Melkersson-Rosenthal e acromegalia, por exemplo.
Algumas vezes, pessoas que têm a língua geográfica, que é quando as papilas gustativas ficam mais evidentes, formando uma espécie de 'mapa' na língua, também podem ter a língua fissurada. Entenda melhor o que é a língua geográfica.
Como é feito o tratamento
O tratamento da língua fissurada geralmente envolve realizar a higiene da boca adequadamente, fazendo a limpeza da superfície da língua, para remover os restos de alimentos das fissuras e evitar a multiplicação de microrganismos, inflamação e mau hálito.
Além disso, especialmente quando a língua fissurada provoca mau hálito ou é difícil de ser limpa, é importante consultar um dentista, que pode indicar escovas específicas ou raspadores de língua para auxiliar a pessoa a fazer a higiene da boca. Veja como usar o raspador de língua.
Algumas vezes, o dentista pode também indicar o uso de enxaguante bucal, para ajudar a eliminar os microrganismos que possam estar em excesso na boca.
Como escovar os dentes corretamente
Para escovar os dentes corretamente é recomendado escovar os dentes sempre após as refeições e usar um raspador de língua adequado para limpar a língua. Além disso, é importante usar o raspador diariamente, após a escovação dos dentes, pelo menos 2 vezes por dia. Entenda melhor como escovar os dentes corretamente.
Escovar os dentes corretamente diminui o risco de acúmulo de fungos ou bactérias nas fissuras, que podem causar candidíase ou gengivite, por exemplo.