O que é:
A linha nigra é uma linha escura vertical que pode aparecer na barriga de mulheres grávidas, indo do umbigo até a região púbica ou ainda em toda a extensão da barriga, e surge devido ao aumento normal dos níveis de estrogênio na gravidez.
Quando não é visível, a linha nigra é conhecida por linha alba, no entanto, à medida que a gestação evolui, é possível que escureça, porém nem todas as gestantes possuem a linha nigra.
A linha nigra desaparece naturalmente após o parto, não necessitando de tratamento. No entanto, para acelerar o desaparecimento, a mulher pode fazer esfoliação no local para estimular a renovação das células, desde que recomendado pelo dermatologista.
Quando a linha nigra aparece
A linha nigra pode aparecer ou ficar mais visível no segundo trimestre da gestação, por volta da 19ª e 20ª semanas de gravidez. No entanto, pode aparecer no primeiro trimestre, especialmente se não for a primeira gestação.
Além do aparecimento da linha nigra, as auréolas dos seios, axilas, virilha e rosto também podem ficar mais escuros, havendo principalmente a formação do cloasma, que são manchas amarronzadas no rosto. Veja como retirar as manchas escuras na gravidez.
A linha nigra sempre aparece na gravidez?
A linha nigra nem sempre aparece, podendo ocorrer em 80 a 90% das mulheres grávidas. Portanto, o não aparecimento da linha nigra, não é motivo de preocupação.
Além disso, a linha nigra pode ser mais visível em mulheres com pele mais escura, em comparação com mulheres de pele mais clara, uma vez que possuem mais pigmentos na pele.
Por que a linha nigra aparece?
A linha nigra pode surgir devido aos níveis elevados de estrogênio, que é normal na gestação, o que resulta em aumento do hormônio melanócito estimulante.
Esse hormônio estimula os melanócitos, que são células da pele responsáveis pela produção de melanina, um pigmento que dá cor à pele, favorecendo o escurecimento da região.
Além disso, a linha torna-se mais evidente devido à distensão abdominal que acontece com o objetivo de acomodar melhor o bebê em desenvolvimento.
A linha nigra pode aparecer em quem não está grávida?
Apesar de ser uma alteração comum na gravidez, a linha nigra pode surgir em mulheres não grávidas e em homens, em qualquer idade, devido a variações hormonais.
Isto faz com que exista o escurecimento da linha alba, resultando na linha nigra na parte inferior do umbigo ou em toda região abdominal.
Em quanto tempo desaparece?
A linha nigra normalmente desaparece em até 12 semanas após o parto, não sendo necessário fazer qualquer tipo de tratamento.
No entanto, o tempo pode variar de mulher para mulher, podendo em alguns casos demorar até 1 ano para desaparecer.
O que fazer
Durante a gravidez não é necessário fazer nenhum tratamento da linha nigra, até porque é uma condição normal, devido as alterações hormonais da gestação e não representa risco para a saúde.
Após o parto também não é necessário nenhum tratamento, pois a linha nigra desaparece naturalmente após um tempo.
No entanto, após o parto, o dermatologista pode indicar a realização de esfoliação da pele para clarear a região mais facilmente e de forma mais rápida, uma vez que a esfoliação promove a renovação celular.
Além disso, como a linha nigra está diretamente relacionada com alterações hormonais, o dermatologista também pode indicar o uso de ácido fólico, que ajuda a regular o aumento da produção do hormônio relacionado com a melanina, evitando que a linha nigra fique mais escura ou que demore mais para desaparecer após o parto. Veja mais sobre o ácido fólico.