10 sintomas de lipedema (e como é o tratamento)

Alguns sintomas de lipedema são aumento do tecido adiposo, principalmente nas pernas, inchaço, sensibilidade e dor ao toque, alterações na aparência da pele e sensação de pernas pesadas.

O lipedema é uma doença vascular crônica que pode ser causada por fatores genéticos, estando também relacionada com alterações hormonais na puberdade, gravidez ou menopausa.

Leia também: Lipedema: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/lipedema

O tratamento do lipedema deve ser feito pelo clínico geral, angiologista ou cirurgião vascular e inclui a prática regular de exercícios físicos, dieta anti-inflamatória, sessões de drenagem linfática e o uso de remédios, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de lipedema

Os principais sintomas de lipedema são:

1. Aumento exagerado do tecido adiposo

O aumento exagerado do tecido adiposo é um sintoma comum de lipedema.

Esse acúmulo de gordura acontece principalmente nas pernas, quadris e glúteos, causando uma alteração na proporção do corpo. Entretanto, mais raramente, esse aumento de gordura também pode surgir nos braços.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Inchaço dos membros afetados

Outro sintoma de lipedema é o inchaço dos membros afetados, principalmente das pernas. Embora seja menos comum, este inchaço também pode afetar os braços.

Leia também: Pernas inchadas: 11 causas e o que fazer tuasaude.com/quais-sao-as-causas-das-pernas-inchadas

3. Dificuldade para caminhar

A dificuldade para caminhar é um sintoma de lipedema que acontece devido ao peso das pernas. Esta dificuldade também pode ser causada devido às dores nas articulações que podem surgir no lipedema.

Já em estágios mais avançados, a formação de bolsas ou caroços de gordura na região dos joelhos também pode atrapalhar a mobilidade.

4. Nódulos palpáveis

A presença de nódulos de gordura sob a pele, que são identificados ao apalpar a região, é outro sintoma comum de lipedema.

5. Sensação de pernas pesadas

Devido ao aumento de gordura na região, a pessoa com lipedema pode apresentar sensação de pernas pesadas, que pode piorar durante as temperaturas mais quentes ou ao ficar muito tempo de pé.

6. Dor nas articulações

A dor nas articulações é um possível sintoma de lipedema.

Isso pode acontecer devido a hipermobilidade articular que a pessoa pode apresentar. Na hipermobilidade articular, a pessoa apresenta movimentos mais amplos da articulação, podendo causar dores.

Além disso, a dor nas articulações também pode ser provocada por uma compressão articular e alterações na postura. Veja outras causas da dor nas articulações.

7. Sensibilidade e dor ao toque

Outro possível sintoma do lipedema é a sensibilidade e dor ao toque, que pode ser provocada pela inflamação e diminuição da circulação de oxigênio no tecido adiposo.

8. Hematomas

A presença de hematomas, ou manchas roxas, na pele é outro sintoma de lipedema.

Este sintoma pode ser causado pelo surgimento de pequenos vasinhos sanguíneos vermelhos ou roxos sob a pele.

Leia também: Manchas roxas no corpo: 11 principais causas (e como tratar) tuasaude.com/manchas-roxas-no-corpo

9. Alteração na pele

A alteração na aparência da pele, com regiões mais frias, flacidez e presença de "covinhas", é um sintoma comum de lipedema.

Já no estágio 3 do lipedema, a pessoa apresenta um acúmulo de gordura maior, sendo observadas deformidades na pele, que fica mais áspera e endurecida.

10. Estresse emocional

O estresse emocional é um possível sintoma de lipedema, pois essa doença pode provocar ansiedade, culpa, frustração e constrangimento, devido às mudanças na aparência física da pessoa.

Sintomas iniciais de lipedema

Os sintomas iniciais de lipedema, surgem no estágio I da doença, podendo incluir aparência lisa e normal da pele, aumento do tecido adiposo macio sob a pele e hematomas.

Além disso, a pessoa com lipedema também pode apresentar inicialmente inchaço nos membros afetados, que aumenta durante o dia, mas melhora com o repouso.

Como saber que estou com lipedema?

Para saber se está com lipedema, é aconselhado consultar o clínico geral, angiologista ou cirurgião vascular. Durante a consulta o médico fará um exame físico e vai avaliar o histórico familiar e de saúde da pessoa.

Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar exames de sangue e exames de imagem, como ultrassonografia, ressonância magnética e linfocintilografia, por exemplo.

Leia também: Exames de imagem: 11 principais tipos e para que servem tuasaude.com/exames-de-imagem

Tratamento do lipedema

O tratamento do lipedema indicado pelo médico pode incluir:

  • Drenagem linfática, para ajudar o corpo a eliminar o excesso de líquidos e toxinas;
  • Exercícios físicos regulares, como musculação, caminhada e hidroginástica, que ajudam a reduzir a inflamação e melhorar a drenagem linfática;
  • Uso de meias de compressão, ou roupas compressivas, para reduzir o inchaço das pernas ou braços;
  • Dieta anti-inflamatória, com orientação do nutricionista, que ajuda a diminuir a inflamação e favorece a perda de peso;
  • Remédios, como semaglutida, liraglutida e tirzepatida, que podem controlar a diabetes e/ou promover a perda de peso.

O médico também pode indicar a realização de cirurgia bariátrica ou lipoaspiração, em casos de doenças ou quando os outros tratamentos não foram eficazes para aliviar os sintomas. 

Leia também: 15 tratamentos para lipedema (e quando fazer) tuasaude.com/lipedema-tratamento

Vídeos relacionados

7 alimentos anti-inflamatórios que você precisa usar

24:55 | 1.049.200 visualizações

LIPOASPIRAÇÃO: como é feita, tipos e recuperação

11:50 | 3.791 visualizações