A lipo de papada, ou lipoaspiração de papada, é um procedimento estético que consiste em retirar o excesso de gordura debaixo da pele, melhorando o contorno do pescoço e queixo, sendo, por isso, indicada para homens e mulheres com excesso de gordura nessa região.
Os principais tipos de lipo de papada são a lipo enzimática, onde são administradas injeções de ácido deoxicólico na papada, uma enzima que quebra as células de gordura, e a lipoaspiração tradicional, onde se insere um tubo fino em pequenos cortes na região abaixo do queixo ou atrás das orelhas, para aspirar o excesso de gordura.
Outras dicas que também ajudam a acabar a papada, e que não incluem a lipo de papada, incluem aumentar o consumo de alimentos ricos em colágeno, usar cremes firmadores ou fazer um tratamento estético, como a radiofrequência, por exemplo. Veja outras dicas de como acabar com a papada do pescoço.
Quando é indicada
A lipo de papada, ou lipoaspiração de papada, é indicada para mulheres e homens adultos que têm excesso de gordura no queixo e pescoço e que não conseguem eliminar mesmo com dietas e práticas de exercícios físicos.
Esse tipo de lipoaspiração é indicado para pessoas com boa elasticidade da pele, incluindo principalmente pessoas jovens, com peso corporal ideal e que não fumam.
Como se preparar para a cirurgia
Antes da lipo de papada, o médico solicita alguns exames para verificar o estado de saúde da pessoa e diminuir o risco de complicações, sendo recomendado fazer exames cardíacos, exames de imagem, exame de urina e exame de sangue.
Deve-se parar de fumar antes da cirurgia, pois o fumo diminui o fluxo sanguíneo, podendo impedir a cicatrização da cirurgia e aumentar o risco de infecções. Além disso, é recomendado também evitar tomar medicamentos como aspirina, anti-inflamatórios e suplementos à base de ervas, antes da lipo, pois podem aumentar o sangramento.
Além disso, o médico também tira algumas fotografias antes do procedimento, e faz marcações, como uma caneta, na região do queixo e pescoço onde será feita a cirurgia
Como é feita a lipo de papada
A lipo de papada pode ser feita da forma cirúrgica ou apenas com a aplicação de ácido deoxicólico, uma enzima que quebra as moléculas de gordura.
1. Lipo de papada enzimática
A lipo de papada enzimática é menos invasiva, sendo feita da seguinte maneira:
- Limpeza da região do queixo e pescoço;
- Marcação a região onde serão aplicadas as injeções;
- Aplicação gelo ou anestesia local;
- Administração das injeções de deoxicólico.
A lipo de papada enzimática pode ser feita em intervalos de cerca de quatro semanas entre as sessões, podendo ser necessárias até seis sessões.
A lipoaspiração de papada enzimática é um tipo de harmonização facial que pode ser feita em ambulatório, por um médico ou cirurgião dentista.
Leia também: Harmonização facial: o que é, como é feita e riscos tuasaude.com/harmonizacao-facial2. Lipo de papada cirúrgica
A lipo de papada cirúrgica é feita da seguinte forma:
- Limpeza da região do queixo e pescoço;
- Marcação da região a ser tratada, com caneta própria;
- Aplicação de solução salina com lidocaína e epinefrina para anestesia local e para diminuir o sangramento na região;
- Realização de um ou dois pequenos cortes abaixo do queixo ou atrás das orelhas
- Introdução de uma cânula num corte na região abaixo do queixo ou atrás das orelhas;
- Aspiração da gordura da região, com movimentos de vaivém;
- Fechamento do corte com pontos;
- Realização de um curativo, com faixa compressiva.
A lipo de papada cirúrgica pode ser feita isoladamente ou em conjunto com outros procedimentos estéticos, como ritidectomia, crioterapia ou ablação por radiofrequência, por exemplo.
Por ser mais invasiva, a lipoaspiração de papada cirúrgica deve ser feita no centro cirúrgico ambulatorial ou hospital, e apenas por médicos cirurgiões especializados.
Resultados da lipo de papada
Os principais resultados da lipo de papada são a melhora do contorno do queixo, promovendo a harmonização, o rejuvenescimento e o equilíbrio do rosto.
O efeito da lipoaspiração de papada tem duração permanente. No entanto, o ganho de peso corporal pode favorecer o reganho da papada.
É comum apresentar inchaço e hematomas após a lipo de papada cirúrgica. Assim, os resultados ficam mais visíveis dentro de algumas semanas, podendo demorar até 6 meses.
Cuidados durante a recuperação
Alguns cuidados importantes durante a recuperação da lipo de papada são:
- Usar a faixa de compressão, por 30 dias, em casos de cirurgia;
- Dormir com a cabeça um pouco mais alta na primeira noite após o procedimento;
- Aplicar compressas geladas nos primeiros 2 dias;
- Evitar a exposição ao sol;
- Não fumar;
- Evitar exercícios físicos por 1 a 2 semanas.
É recomendado também fazer sessões de drenagem linfática, 2 dias após o procedimento, para ajudar a diminuir o inchaço, melhorar a circulação sanguínea, aliviar a dor e acelerar a cicatrização.
Leia também: 10 principais benefícios da drenagem linfática tuasaude.com/beneficios-da-drenagem-linfaticaAlém disso, o médico também poderá indicar o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos, para combater a dor e evitar infecções.
Possíveis riscos da lipo de papada
Os possíveis riscos da lipo de papada variam conforme o tipo de procedimento usado.
Riscos de lipo de papada enzimática
Os principais riscos da lipo de papada enzimática são dor, queimação, inchaço, vermelhidão, coceira, sensibilidade, calor, e enrijecimento da região Além disso, existem também relatos de paralisia temporária do nervo mandibular.
Riscos de lipo de papada cirúrgica
Os principais riscos da lipo de papada cirúrgica são:
- Fibrose e endurecimento da região;
- Diminuição da sensibilidade e hematomas;
- Necrose na pele;
- Formação de queloide;
- Infecção;
- Cicatrizes.
Além disso, em alguns casos, a pessoa também pode apresentar paralisia temporária na região e irregularidades na pele do queixo e pescoço.
Quando não é indicada
A lipo de papada não é indicada para pessoas com infecção no local, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, assim como é contraindicada para pessoas com menos de 18 anos.
Pessoas com nódulos na tireoide, doenças cardiovasculares graves, problemas graves de coagulação sanguínea, tromboflebite ou êmbolos, história de doenças infecciosas, como hepatite e infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, diabetes mellitus e com imunossupressão não devem fazer a lipo de papada.
Além disso, a lipoaspiração de papada também não é indicada para pessoas que têm alergia a medicamentos anestésicos.