Losna: para que serve e como usar

Atualizado em julho 2023
Evidência científica

A losna é uma planta medicinal da espécie Artemisia absinthium, rica em lactonas, terpenoides, óleos essenciais, flavonoides e compostos fenólicos, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, vermífuga, neuroprotetoras e imunomoduladoras, sendo, por isso indicada para auxiliar no tratamento de febre, vermes intestinais, hepatite, gastrite ou artrite.

As partes normalmente utilizadas dessa planta, que também é conhecida como absinto, erva-do-fel, alenjo, ou erva-dos-vermes, são as folhas e as partes superiores das flores, para o preparo do chá, compressas, tintura ou extrato fluido.

A losna pode ser comprada em ervanários, lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, e deve ser usada com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A losna é popularmente indicada para:

  • Febre crônica;
  • Infecções por fungos, bactérias e parasitas intestinais;
  • Gastrite, azia e má-digestão;
  • Diarreia;
  • Excesso de gases intestinais;
  • Ausência de menstruação e cólica menstrual;
  • Melhorar o funcionamento do sistema imune;
  • Desintoxicar o fígado;
  • Pedra na vesícula;
  • Falta de apetite ou anorexia;
  • Artrite e gota;
  • Contusão;
  • Depressão.

A losna possui propriedades anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, vermífuga, antimicrobiana, tônica, estimulante do útero e da vesícula biliar, protetora do fígado, antidepressiva e estimulante do sistema imunológico.

Embora tenha muitos benefícios, a losna não deve substituir o tratamento médico com remédios e nem ser utilizado sem que tenha sido orientado pelo médico ou fitoterapeuta.

Como usar

A losna pode ser usada de diversas formas de acordo com a forma que se encontra e objetivo do seu uso:

1. Chá de losna

O chá de losna pode ser usado para auxiliar no tratamento de problemas na vesícula biliar, má digestão, perda do apetite, ou problemas intestinais.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas secas de losna;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo e acrescentar as folhas secas de losna. Tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e beber 1 xícara do chá, até 2 vezes por dia, por no máximo 4 semanas de tratamento.

Para estimular o apetite, é aconselhado beber 1 xícara do chá antes das refeições. Já para problemas gastrointestinais ou da vesícula biliar, pode-se tomar 1 xícara do chá após as refeições.

O chá de losna também pode ser usado para fazer compressas para aplicar sobre a pele, nos casos de gota, artrite, reumatismo ou contusões, por exemplo. Para isso, deve-se molhar uma gaze com o chá e colocar sobre a área da pele que deseja tratar.

2. Tintura de losna

A tintura de losna pode ser preparada em casa ou comprada em lojas de produtos naturais, podendo ser usada para estimular a digestão e combater a vontade de comer doces, especialmente chocolate.

Ingredientes

  • 10 g de folhas secas ou frescas de losna;
  • 100 mL de álcool de cereais.

Modo de preparo

Adicionar as folhas da losna e o álcool em um recipiente de vidro escuro com tampa, limpo e seco. Tampar o vidro e agitar. Deixar repousar por 15 dias, sendo importante agitar o frasco diariamente. Após esse período, coar e tomar 15 a 20 gotas da tintura, diluída em meio copo de água, de 2 a 3 vezes por dia.

3. Extrato fluido

O extrato fluido de losna pode ser usado para auxiliar no tratamento de vermes intestinais, que pode ser comprado em farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais.

Para usar o extrato fluido, deve-se tomar 2 mL (40 gotas) diluída em água em jejum. Tomar a cada 15 dias, durante alguns meses ou de forma habitual.

Possíveis efeitos colaterais

A losna pode causar efeitos colaterais quando consumido em quantidades maiores do que as recomendadas ou usada por um período maior do que 4 semanas, podendo surgir cólicas abdominais, náuseas, vômitos, insuficiência renal, sangramento ou aumento da pressão arterial.

Além disso, devido a presença de tujona, tuiol e felandrina na sua composição, o uso da losna em grandes quantidades pode causar espasmos ou degradação muscular, tremor, problemas no sistema nervoso central, paralisia ou convulsões, o que pode colocar a vida em risco.

A losna quando apicada sobre a pele também pode causar queimaduras na pele.

Quem não deve usar

A losna não deve ser usada por crianças, ou por pessoas que tenham alergia a essa planta, ou porfiria, doenças nos rins, epilepsia, ou sintomas de problemas no fígado.

Além disso, a losna não deve ser usada durante a gravidez pois pode provocar aborto, ou durante a amamentação.

A losna também não deve ser usada por pessoas que estejam em tratamento com anticoagulantes, como a varfarina, por exemplo, pois pode aumentar o risco de sangramentos, ou remédios para epilepsia, como gabapentina ou primidona.

Por conter álcool, o uso da tintura ou extrato fluido de losna não é recomendado para pessoas em tratamento de alcoolismo que fazem uso do remédio dissulfiram.