O magnésio treonato é um suplemento que pode ser indicado para melhorar o aprendizado e a memória, diminuir a ansiedade e o estresse, aliviar a dor, melhorar a função cognitiva e regular o sono.
Esses benefícios são possíveis, porque esse suplemento é formado por magnésio e treonato, ou L-treonato, um ácido orgânico com ação antioxidante e anti-inflamatória e que aumenta a disponibilidade do magnésio no sistema nervoso.
Leia também: Magnésio: para que serve, alimentos (e quantidade recomendada) tuasaude.com/magnesioO magnésio treonato é comercializado em drogarias e farmácias de manipulação na forma de cápsulas de 200, 300, 400 e 500 mg. No entanto, a dosagem indicada varia conforme as necessidades e os objetivos de cada pessoa e, por isso, esse suplemento deve ser usado sob a orientação de um médico ou nutricionista.
Para que serve o magnésio treonato
As principais indicações do magnésio treonato são:
1. Melhorar a cognição a memória
O magnésio treonato ajuda a melhorar a cognição e a memória, porque o ácido treônico atravessa a barreira hematoencefálica, aumentando a biodisponibilidade do magnésio no sistema nervoso central.
Esse suplemento ajuda a regular o receptor N-metil-D-aspartato, um receptor de glutamato, que é o principal neurotransmissor excitatório do cérebro que melhora a memória, o aprendizado e a função cognitiva. Veja mais suplementos para melhorar a memória e a concentração.
2. Diminuir ansiedade e o estresse
O magnésio treonato ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse, por regular os receptores de GABA, um neurotransmissor que tem propriedades relaxantes do sistema nervoso, promovendo o bem-estar e a tranquilidade.
3. Regular o sono
Por regular os receptores GABA, o magnésio treonato tem uma ação ansiolítica e calmante, promovendo o relaxamento e ajudando a regular o sono.
Além disso, o magnésio treonato também atua na formação da melatonina, um hormônio que ajuda a melhorar o sono.
Leia também: Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sono tuasaude.com/10-dicas-para-dormir-bem4. Prevenir doenças neurodegenerativas
O magnésio treonato pode ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, porque regula o receptor N-metil-D-aspartato no cérebro, mantendo a saúde e evitando o desgaste dos neurônios.
Além disso, o magnésio treonato também diminui a inflamação no cérebro, ao inibir a ativação e ação das citocinas pró-inflamatórias.
5. Aliviar a dor
Por ajudar a diminuir a inflamação e a ação de citocinas inflamatórias, como TNF-α, no sistema nervoso central, o magnésio treonato pode aliviar a dor crônica e aguda.
Diferença entre magnésio dimalato e magnésio treonato
O magnésio dimalato é indicado para aumentar a energia, melhorar o desempenho físico e reduzir a dor crônica causada pela fibromialgia, por exemplo. Isso porque o magnésio dimalato atua no metabolismo da glicose, da contração e relaxamento muscular, além de ajudar a reduzir o cansaço, a fraqueza e a dor muscular.
Leia também: Magnésio dimalato: para que serve e como tomar tuasaude.com/magnesio-dimalatoJá o magnésio treonato é um suplemento que atua com mais eficácia no sistema nervoso central e, por isso, é indicado principalmente para melhorar a função cognitiva e a memória, diminuir a ansiedade e regular o sono.
Como tomar
O magnésio treonato deve ser tomado por via oral com um copo de água ou outro líquido de preferência.
Esse suplemento é vendido na forma de cápsulas de 200 mg, 300 mg, 400 mg e 500 mg, e a dosagem indicada varia entre 200mg a 1 g por dia.
No entanto, a dose diária a ser tomada varia conforme os objetivos e necessidades nutricionais individuais. Assim, o magnésio treonato deve ser usado de preferência com a indicação e orientação do médico ou nutricionista.
Qual o melhor horário para tomar o magnésio treonato?
Não existe um melhor horário para tomar o magnésio treonato. No entanto, esse suplemento deve ser ingerido de preferência junto das refeições, para evitar irritação no estômago.
Possíveis efeitos colaterais
O magnésio treonato pode causar alguns efeitos colaterais, como dor de cabeça, diarreia, náusea, cólica ou irritação no estômago.
Já a ingestão excessiva deste suplemento pode causar intoxicação por magnésio, levando ao surgimento de sintomas como dormência ou sensação de formigamento no rosto, náusea, vômito, fraqueza muscular, pressão baixa e batimentos cardíacos irregulares.
Quem não pode tomar
O magnésio treonato não deve ser usado por pessoas com alergia aos componentes deste suplemento ou por pessoas com problemas nos rins.
Pessoas que usam medicamentos ou outros suplementos de forma regular, devem sempre consultar o médico antes de tomar esse suplemento.
Além disso, mulheres grávidas ou amamentando, assim como crianças, só devem usar o magnésio treonato com a indicação e orientação de um médico.