Malva: benefícios e como preparar o chá

Outubro 2021

A malva é uma planta medicinal, também conhecida como Malva-cheirosa, Malva-das-boticas, Malva-silvestre, Malva-de-casa, Malva-rosa ou Rosa cheirosa, que possui ação antioxidante, antimicrobiana e anti-inflamatória, podendo ser usada para aliviar a congestão nasal, combater e prevenir infecções, principalmente na boca, e aliviar os sintomas de doenças de pele, por exemplo.

Tanto as flores quanto as folhas da malva possuem benefícios e podem ser usadas no preparo de chá, infusão, xarope, pomadas e cataplasma.

O nome científico da malva é Malva sylvestris e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, em algumas feiras livres e em mercados.

Malva: benefícios e como preparar o chá

Benefícios da malva

A malva possui propriedade antioxidante, anti-inflamatória, antisséptica e antimicrobiana, além de ter atividade citotóxica e antiproliferativa, o que garante diversos benefícios, sendo os principais:

  • Ajuda a aliviar a tosse seca e irritativa;
  • Favorece a eliminação do catarro, desobstruindo as vias respiratórias;
  • Previne o desenvolvimento da candidíase oral;
  • Ajuda no tratamento de abscessos e úlceras;
  • Alivia os sintomas da dermatite e de queimadura;
  • Previne o desenvolvimento do câncer.

Além disso, devido a sua propriedade anti-inflamatória, a malva pode também auxiliar no tratamento da gastrite, desde que seja usada de acordo com a orientação do médico como forma de complementar o tratamento recomendado.

Como usar a malva

Tanto as folhas quanto as flores de malva podem ser utilizadas para preparar infusões, chás, cataplasma, xarope, loções e pomadas, por exemplo. Assim, a forma de uso da malva pode variar de acordo com o objetivo.

No caso de se usar para tratar problemas de pele, a malva pode ser utilizada em forma de cataplasma ou pomada, por exemplo, enquanto que no caso de tratamento de infecções na boca, por exemplo, pode ser indicado o uso da malva em forma de chá ou infusão, por exemplo.

Como fazer o chá de malva

As partes da malva usadas para fins medicinais são suas folhas e flores para chás ou infusões.

Ingredientes

  • 1 colher de sobremesa de malva;
  • 1 xícara de ch[a de água ferventes.

Modo de preparo

Para preparar o chá, basta colocar 2 colheres de sopa de folhas secas de malva em uma xícara de água fervente, deixar repousar por 10 minutos e coar. Este chá pode-se beber até 4 vezes ao dia ou de acordo com a orientação do médico ou do fitoterapeuta.

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações 

O principal efeito colateral da malva é a intoxicação, quando utilizada em grandes doses. Além disso, o chá de malva está contraindicado durante a gravidez e a amamentação. A malva pode ainda comprometer a absorção de outros medicamentos que contenham mucilagens e, por isso, deve fazer-se um intervalo de pelo menos 1 hora entre a ingestão do chá de Malva e a toma de outros medicamentos.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE E ANVISA. Monografia da espécie Malva sylvestris L. (malva). 2015. Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/11/Monografia-Malva.pdf>. Acesso em 13 Out 2021
  • ECKER, Ana Carolina L.; MARTINS, Iuri S.; KIRSCH, Laura et al. Efeitos benéficos e maléficos da Malva sylvestris. J Oral Invest. Vol 4. 1 ed; 39-43, 2015
Mais sobre este assunto: