A mamografia é um exame de imagem que permite visualizar a região interna das mamas, com o objetivo de identificar alterações que possam indicar o desenvolvimento de câncer de mama.
O exame de mamografia é normalmente indicado para mulheres a partir dos 40 anos, no entanto mulheres com 35 anos que possuem histórico de câncer de mama na família também devem fazer a mamografia.
Através da análise dos resultados, o mastologista poderá identificar lesões benignas, que podem não precisar de tratamento, mas também pode perceber pequenas alterações que sejam sinais de câncer. Veja também os principais sinais e sintomas do câncer de mama.
Assista ao vídeo a seguir e conheça mais sobre como é feita a mamografia:
CÂNCER DE MAMA: diagnóstico, tipos e tratamento
18:21 | 2.724 visualizaçõesPara que serve
A mamografia é um exame de imagem que serve para investigar e fazer o diagnóstico de câncer de mama precoce.
Este exame também permite verificar a presença de nódulos ou cistos, seu tamanho e características, sendo possível avaliar se a alteração é benigna ou maligna.
Leia também: Exames de imagem: para que servem e 11 principais tipos tuasaude.com/exames-de-imagemQuando fazer a mamografia
A mamografia está indicada como exame de rotina para mulheres a partir dos 40 anos, sendo normalmente indicada a repetição do exame a cada 1 ou 2 anos.
No entanto, mulheres que têm histórico de câncer na família, devem fazer a mamografia a partir dos 35 anos.
Além disso, independente da idade, caso seja verificada a presença de qualquer alteração durante a realização do autoexame da mama, é importante consultar o ginecologista ou mastologista.
Marque uma consulta com o mastologista mais próximo para avaliar a necessidade de realizar uma mamografia:
Quem tem silicone pode fazer mamografia?
Sim. Apesar das próteses de silicone poderem atrapalhar na captação da imagem, é possível adaptar a técnica e captar todas as imagens necessárias ao redor da prótese, no entanto podem ser necessárias mais compressões para que sejam obtidas as imagens desejadas pelo médico.
No caso das mulheres com próteses de silicone, o médico também pode indicar a realização da mamografia digital, que é um exame mais preciso e menos desconfortável.
Como se preparar para o exame
Para fazer a mamografia não são necessários preparos específicos, sendo apenas recomendado que a mulher evite usar desodorante, talco ou cremes na região das mamas e nas axilas.
Também é aconselhado que o exame não seja realizado dias antes da menstruação, já que nesse período as mamas estão mais sensíveis, podendo causar maior desconforto.
Como é feita a mamografia
A mamografia é um exame muito simples, mas que pode causar desconforto para a mulher, isso porque a mama é colocada em um equipamento que faz pressão sobre a mama, de forma a obter uma imagem mais nítida do tecido mamário.
Dependendo do tamanho da mama e da densidade do tecido, o tempo de compressão pode variar de mulher para mulher podendo ser mais ou menos desconfortável ou doloroso.
Como entender os resultados
O resultado da mamografia é indicado de acordo com o sistema BI-RADS, que classifica as alterações observadas pelo médico em alguns graus.
Quando não são identificadas alterações, o exame é considerado normal e a classificação que sai no laudo é BI-RADS 1. No entanto, caso seja identificada a presença de pequenos nódulos com características benignas, a classificação é BI-RADS 3, sendo recomendado que a mulher realize a mamografia a cada 6 meses. Saiba como entender o resultado da mamografia.
O câncer de mama sempre aparece na mamografia?
Sempre que as mamas são muito densas e há um nódulo, é possível que não seja observado através da mamografia. Por esse motivo, é muito importante que, além da mamografia, seja feito um exame físico das mamas e das axilas pelo mastologista, pois desta forma pode-se encontrar alterações como nódulos, alterações de pele e dos mamilos, linfonodos palpáveis na axila.
Caso o médico palpe algum nódulo, poderá ser solicitada a realização da mamografia, até mesmo se a mulher ainda não tiver 40 anos porque sempre que existe suspeita de câncer de mama é preciso investigar.