Mamoplastia: o que é, como é feita, tipos e recuperação

Mamoplastia é uma cirurgia plástica para aumentar ou diminuir o volume das mamas, sendo indicado nos casos de gigantomastia em mulheres ou ginecomastia em homens, ou ainda para reparar ou reconstruir as mamas após o tratamento do câncer de mama.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Cirurgião Plástico perto de você! Parceria com Buscar Médico

Essa cirurgia é feita pelo cirurgião plástico utilizando diferentes técnicas de acordo com o objetivo do tratamento, podendo ser colocada prótese de silicone para aumentar os seios ou retirada de tecido mamário, gordura ou pele, para reduzir o tamanho e volume das mamas.

A mamoplastia pode ser feita a partir dos 18 anos, e utiliza anestesia geral, sendo necessário internamento hospitalar por 1 ou 2 dias, dependendo do tipo de mamoplastia realizada.

Mulher consultando com cirurgiã plástica

Quando é indicada

A mamoplastia é indicada para:

  • Aumentar o tamanho, volume e forma das mamas;
  • Reduzir o tamanho das mamas, nos casos de gigantomastia em mulheres ou ginecomastia em homens;
  • Diminuir a dor nas costas, pescoço e ombros causados pelo peso das mamas grandes;
  • Melhorar a aparência das mamas;
  • Aumentar ou retirar as mamas, nos casos de cirurgia de reafirmação de gênero;

Além disso, a cirurgia de mamoplastia pode ser indicada para restaurar a aparência das mamas após o tratamento do câncer de mama com mastectomia ou nodulectomia. Saiba mais sobre a mastectomia e nodulectomia.

A mamoplastia é feita pelo cirurgião plástico, de acordo com os objetivos da pessoa, realizando técnicas diferentes para aumentar o diminuir as mamas.

Se deseja fazer uma mamoplastia, marque uma consulta com o cirurgião plástico na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Qual é a diferença entre mamoplastia e mastopexia?

A mamoplastia é uma cirurgia plástica para aumentar ou diminuir as mamas, já a mastopexia é indicada para corrigir as mamas caídas, desiguais ou flácidas, removendo o excesso de pele e esticando o tecido para melhorar a aparência e a firmeza dos seios. Veja como é feita a mastopexia.

Como se preparar para cirurgia

Antes de realizar a cirurgia de mamoplastia é recomendado:

  • Esclarecer com o cirurgião todas as dúvidas sobre a cirurgia, a recuperação e expectativas;
  • Fazer os exames recomendados pelo médico, como risco cirúrgico, mamografia ou ultrassom das mamas;
  • Tomar antibiótico profilático, indicado pelo médico, no dia anterior à cirurgia e ajustar as doses dos medicamentos atuais segundo indicação do médico;
  • Informar todos os medicamentos que utiliza, pois o médico pedir para interromper o uso de anticoagulantes alguns dias antes da cirurgia;
  • Parar de fumar pelo menos 4 semanas antes da cirurgia;
  • Informar se tem existe alguma alergia ou outro problema de saúde;
  • Evitar tomar alguns remédios como aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais nos 15 dias anteriores, pois podem aumentar o sangramento, segundo indicação do médico.

No dia da cirurgia, deve-se permanecer em jejum por cerca de 8 horas uma vez que a mamoplastia é realizada com anestesia geral.

Leia também: 4 exames pré-operatórios para cirurgia plástica tuasaude.com/exames-para-plastica

Como é feita

A mamoplastia é feita pelo cirurgião plástico, no hospital, com anestesia geral.

Antes de iniciar a cirurgia, é administrado soro fisiológico na veia, pelo enfermeiro, para hidratar e administrar medicamentos e também para que o anestesista faça a anestesia geral.

A técnica utilizada na cirurgia varia de acordo com o tipo de mamoplastia e o objetivo do tratamento.

Ao final da cirurgia, o médico dá pontos e coloca 2 drenos por onde saem os líquidos que ficam acumulados no organismo para evitar complicações, como hematoma ou seroma.

Tipos de mamoplastia

Os principais tipos de mamoplastia são:

1. Mamoplastia redutora

A mamoplastia redutora, também conhecida como cirurgia de redução mamária, tem como objetivo diminuir o tamanho e volume das mamas.

Geralmente, essa cirurgia é feita com um corte em volta da aréola e na parte inferior das mamas, retira o excesso de pele, gordura e tecido mamário e reposiciona a aréola. Entenda como é feita a mamoplastia redutora.

2. Mamoplastia de aumento

Na mamoplastia de aumento ou cirurgia plástica com prótese de silicone é feito um pequeno corte nos dois seios em torno da aréola, na parte inferior da mama ou mesmo na axila por onde é introduzido o silicone que faz aumentar o volume dos seios.

3. Mamoplastia reconstrutiva

A mamoplastia reconstrutiva ou mamoplastia reconstrutora é feita para reparar ou reconstruir a mama de mulheres em tratamento do câncer de mama após a mastectomia ou nodulectomia, or exemplo.

Essa cirurgia pode ser realizada com colocação de silicone ou retalhos de tecido abdominal, para restaurar a aparência das mamas. Saiba mais sobre a cirurgia de reconstrução das mamas.

4. Mamoplastia reparadora

A mamoplastia reparadora, também chamada de mastoplastia, pode ser feita utilizando diferentes técnicas para corrigir cicatriz de cirurgias anteriores na mama, diminuir as aréolas, reduzir ou aumentar o tamanho da prótese ou corrigir assimetria das mamas.

Como é a recuperação da cirurgia

O tempo de recuperação total da mamoplastia varia de acordo com o tipo de mamoplastia realizada, sendo necessário permanecer no hospital por 1 ou 2 dias.

Nesse período, é normal sentir dor ou desconforto após a cirurgia, e por isso podem ser administrados analgésicos na veia.

Durante o pós-operatório pode ter de ficar com 2 drenos por cerca de 2 dias, que são recipientes para onde sai o excesso de sangue acumulado no peito para evitar complicações. Alguns cirurgiões que realizam infiltração com anestesia local tumescente podem não precisar de drenos.

Cuidados após a mamoplastia

Alguns cuidados são importantes após a cirurgia de mamoplastia, como:

  • Dormir sempre de barriga para cima durante o primeiro mês, evitando dormir de lado ou de barriga para baixo;
  • Usar uma bandagem elástica ou sutiã elástico e confortável para suportar as mamas durante pelo menos 3 semanas, não tirando nem mesmo para dormir;
  • Evitar fazer muitos movimentos com os braços, como dirigir ou fazer exercício intenso, durante 20 dias;
  • Só tomar banho completo normalmente após 1 semana ou quando o médico indicar e não molhar nem trocar os curativos em casa;
  • Retirar pontos e curativos entre 3 dias a uma semana na clínica médica.

Os primeiros resultados da cirurgia são notados logo após a cirurgia, no entanto, o resultado definitivo deve ser visto dentro de 4 a 8 semanas.

Como fica a cicatriz

As cicatrizes variam com os locais onde foram feitos os cortes na pele, sendo frequente ter pequenas cicatrizes na axila, na parte inferior da mama ou na aréola.

Possíveis complicações

As principais complicações da mamoplastia são dor no peito, hematoma, que causa inchaço e vermelhidão da mama ou diminuição da sensibilidade na mama.

Além disso, podem ocorre infecções na cicatriz, celulite ou formação de seromas. Entenda o que é seroma e como é o tratamento.

Nos casos da mamoplastia de aumento, também pode ocorrer endurecimento ao redor da prótese e rejeição ou ruptura da prótese, o que leva à necessidade de remover o silicone.

Leia também: Entenda porque a cirurgia plástica pode ser perigosa tuasaude.com/riscos-da-cirurgia-plastica

Vídeos relacionados

CÂNCER DE MAMA: rotina depois dos tratamentos

05:32 | 1.512 visualizações

CÂNCER DE MAMA: diagnóstico, tipos e tratamento

18:21 | 3.007 visualizações