A mamotomia, conhecida também como biópsia vacuoassistida, é um exame indicado para avaliar a suspeita de câncer de mama, quando outros exames, como ultrassonografia, ressonância magnética ou mamografia, indicam a presença de lesões.
Esse tipo de biópsia é feita por meio da retirada de amostras de tecido da mama, com agulha e auxílio de um equipamento a vácuo e de imagens de mamografia, ultrassom ou ressonância magnética, que guiam a agulha até o local exato do nódulo.
Leia também: Biópsia: o que é, para que serve, tipos e como é feita tuasaude.com/para-que-serve-a-biopsiaA mamotomia é feita pelo médico ou radiologista em consultório e com a administração de anestesia local. Esse exame geralmente não dói e dura cerca de 60 minutos.
Quando a mamotomia é indicada
A mamotomia é indicada pelo médico para avaliar uma amostra de tecido das mamas, ajudando a confirmar o diagnóstico de nódulos benignos ou câncer de mama.
A mamotomia pode ser recomendada quando outros exames, como ultrassonografia, ressonância magnética ou mamografia, por exemplo, indicam lesões nas mamas, como microcalcificações, nódulos sólidos ou alterações da forma das mamas.
Tipos de mamotomia
Conforme o meio usado para encontrar a área da biópsia, os tipos de mamotomia são:
- Mamotomia por estereotaxia ou mamografia: que é feito com o auxílio da mamografia para localizar o local da biópsia;
- Mamotomia por ultrassom: quando o exame é realizado junto com a ultrassonografia da mama;
A mamotomia também pode ser guiada por ressonância magnética, onde o médico realiza este exame com a ajuda da ressonância.
Leia também: Ressonância magnética: o que é, para que serve e como é feita tuasaude.com/ressonancia-magneticaDiferença entre biópsia e mamotomia
A biópsia tradicional da mama é feita por meio de um corte cirúrgico acima de 0,5 cm, com o uso de agulha e sem o auxílio de equipamento de vácuo ou imagens. Em alguns casos, a biópsia tradicional precisa ser feita com anestesia geral em hospital.
Leia também: Biópsia da mama: como é feita, quando fazer e resultados tuasaude.com/biopsia-da-mamaJá a mamotomia é um tipo de biópsia com corte menor, até 0,5 cm, feito com uma agulha e uma sonda de vácuo, com o auxílio de exames de imagens de ultrassom, ressonância ou mamografia. Esse tipo de biópsia é feito somente com anestesia local e em ambulatório.
Como é o preparo
Para fazer a mamotomia não são necessários preparos específicos, sendo recomendado apenas parar o uso de medicamentos antiagregantes plaquetários ou anticoagulantes entre 5 a 7 dias antes do exame, conforme a recomendação do médico.
Além disso, não é recomendado aplicar cremes, talcos, perfumes ou desodorantes nos seios e axilas antes do exame.
Como é feita a mamotomia
A mamotomia é feita conforme o passo a passo a seguir:
- Posicionar a mulher na maca sentada, deitada de lado ou de bruços;
- Limpar a região da mama a ser examinada;
- Aplicar a anestesia no local na mama a ser avaliada;
- Realizar um corte pequeno na pele;
- Introduzir, através do corte, uma agulha acoplada a um sistema a vácuo;
- Retirar as amostras de tecido da área a ser examinada;
- Pressionar o seio por 5 a 10 minutos, para evitar sangramento ou hematomas;
- Colocar um curativo no local.
O médico também pode introduzir um pequeno clipe de titânio no local da mamotomia, para ajudar a encontrar a área em futuros exames de imagem.
A mamotomia geralmente não dói, por ser feita sob anestesia local, mas pode provocar uma sensação de pressão ou desconforto.
Cuidados após o exame
Os principais cuidados após o exame de mamotomia são:
- Não molhar o curativo nos dois dias após o exame;
- Evitar atividades intensas por um ou dois dias;
- Não pegar pesos por 48 horas;
- Usar sutiãs macios e sem aro;
- Evitar banhos quentes e saunas por até 2 dias;
- Fazer compressas de gelo;
- Em casos de dor, o médico pode prescrever o uso de analgésicos, como paracetamol.
Após o exame de mamotomia, a mama pode ficar dolorida e com manchas roxas, que aliviam gradativamente com o passar dos dias.
Possíveis riscos
Os possíveis riscos da mamotomia incluem sangramentos, hematomas, inchaço, dor ou sensibilidade no local e infecção.
Quem não pode fazer
A mamotomia por ressonância não deve ser feita por pessoas com comprometimento renal significativo e que não podem usar contraste, com alergia a contraste ou anestésico local.
Além disso, o médico pode contraindicar a mamotomia para pessoas com problemas de coagulação ou que possuem implantes mamários.