Mancha no dente: 11 causas, tipos (e o que fazer)

A mancha no dente pode ser causada por má higiene oral, consumo de alimentos ou bebidas pigmentadas, cáries, hábito de fumar, obturação antiga ou traumas no dente.

Dependendo da sua causa, a mancha no dente pode ter diferentes cores, como branca, amarela, preta, marrom ou cinza, por exemplo, e estar acompanhada de outros sintomas, como dor de dente ou aumento da sensibilidade no dente.

Leia também: Dor de dente: 9 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/dor-de-dente

É importante consultar o dentista sempre que a mancha no dente for acompanhada de sintomas ou provoque desconforto estético, para que seja avaliada sua causa e indicado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Tipos de manchas nos dentes

Os principais tipos de manchas nos dentes são:

  • Manchas internas ou intrínsecas: afetam as partes internas dos dentes, como dentina ou polpa dentária, provocando manchas mais profundas, que podem ser mais difíceis de remover;
  • Manchas externas ou extrínsecas: afetam a superfície dos dentes, chamada esmalte dos dentes, sendo mais fáceis de remover através da escovação ou limpeza profissional;
  • Manchas relacionadas à idade: as manchas relacionadas à idade podem ser tanto internas e/ou externas, como resultado do envelhecimento natural dos dentes com a idade.

O tipo de mancha no dente, assim como sua causa, é identificado pelo dentista através da avaliação do dentes, histórico de saúde, uso de remédios e hábitos de vida.

11 causas de mancha no dente

As principais causas de mancha no dente são:

1. Consumir alimentos pigmentados

Consumir alimentos pigmentados, como chocolate, frutos vermelhos, molho de tomate ou curry, podem causar manchas escuras nos dentes, devido a deposição dos pigmentos no esmalte do dente.

Além disso, bebidas escuras, como café, refrigerantes de cola ou vinho tinto, por exemplo, podem causar manchas pretas ou marrons nos dentes. Veja também os principais alimentos que estragam os dentes.

O que fazer: é recomendado escovar bem os dentes após consumir esses alimentos ou bebidas para remover os pigmentos do esmalte dentário. Além disso, deve-se evitar consumir esses alimentos ou bebidas com frequência.

Leia também: Como tirar as manchas dos dentes (com gel clareador) tuasaude.com/como-tirar-manchas-dos-dentes-em-casa

Caso as manchas não saiam, deve-se consultar o dentista, que pode fazer uma limpeza dentária profissional.

2. Má higiene oral

A má higiene oral, como não escovar os dentes ou não passar o fio dental, pode resultar em manchas amarelas nos dentes, devido ao acúmulo de bactérias que podem formar placas de tártaro nos dentes.

Essas manchas podem aparecer na superfície do dentes ou entre os dentes.

O que fazer: deve-se escovar os dentes 3 vezes por dia e passar o fio dental pelo menos 1 vez por dia, para remover o excesso de alimentos e bactérias. Saiba como escovar os dentes corretamente

Leia também: Como tirar tártaro dos dentes (com opções caseiras) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-remover-tartaro

Se necessário, deve-se consultar o dentista que pode fazer uma destartarização dos dentes, removendo o excesso de tártaro através da limpeza profissional.

3. Uso de antibióticos

O uso de alguns antibióticos, principalmente a tetraciclina, pode causar manchas brancas no dente, de forma permanente.

Leia também: Mancha branca no dente: o que pode ser e o que fazer tuasaude.com/mancha-branca-no-dente

Esse tipo de mancha pode acontecer principalmente quando a tetraciclina é usada na infância antes dos 8 anos, pois é a fase de mineralização dos dentes, e esse antibiótico se liga ao cálcio da dentina do dente.

Além disso, a tetraciclina quando exposta à luz, sofre uma reação química, levando ao surgimento de manchas amarelas no dente, que também podem ser marrons ou cinzas, que se desenvolvem ao longo do tempo.

O que fazer: as manchas de tetraciclina no dente devem ser tratadas pelo dentista, que pode indicar um clareamento profissional, colocação de facetas dentárias ou aplicação de resina para cobrir as manchas, por exemplo.

4. Uso excessivo de clorexidina

O uso excessivo de enxaguantes bucais de clorexidina também podem causar manchas marrons no dente, na sua superfície ou em volta da linha da gengiva.

Isso acontece porque a clorexidina pode se ligar a pigmentos presentes em alimentos ou bebidas ou reagir com ferro ou proteínas na boca.

O que fazer: deve-se evitar usar o enxaguante de clorexidina com frequência e utilizar somente se recomendado pelo dentista.

Além disso, durante o uso da clorexidina, deve-se evitar consumir alimentos ou bebidas pigmentadas e escovar os dentes logo apos consumi-las. Caso seja necessário, o dentista pode fazer uma limpeza profissional.

5. Hábito de fumar

O hábito de fumar pode causar mancha marrom ou amarela nos dentes devido a nicotina presente no cigarro, além do acúmulo de tártaro nos dentes.

Essas manchas são mais comuns de surgir entre os dentes ou na superfície de trás dos dentes.

O que fazer: deve-se manter uma boa higiene oral, além de fazer a limpeza de dentes com o dentista a cada 6 meses.

Além disso, é recomendado parar de fumar, já que além de manchas nos dentes, o cigarro pode causar outros problemas de saúde, como enfisema pulmonar e diversos tipos de câncer. Veja as principais doenças causadas pelo cigarro.

Leia também: Como parar de fumar: 8 dicas para deixar o vício tuasaude.com/6-dicas-para-parar-de-fumar

6. Cáries

As cáries podem causar manchas pretas no dente, ou marrom-escuras, que se assemelham a pequenos furos.

Além da mancha no dente, a cárie pode causar dor de dente que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente, ou sensibilidade no dente. Veja outros sintomas de cárie.

O que fazer: o tratamento da cárie é feito pelo dentista, através da limpeza do dente e realização de restauração ou canal.

Leia também: Dente cariado: como eliminar cáries dos dentes tuasaude.com/obturacao-no-dente

7. Fluorose

A fluorose é o surgimento de manchas amarelas no dente, que também podem ser brancas ou marrons, causadas pelo consumo excessivo de flúor, especialmente presente na água.

Essas manchas geralmente apresentam aspecto de estrias ou linhas no dente, e podem surgir principalmente em crianças, uma vez que a ingestão de flúor na infância pode afetar o esmalte dos dentes.

O que fazer: o tratamento é feito pelo dentista com aplicação de resina nos dentes para cobrir as manchas, podendo também ser indicado o clareamento dentário.

Leia também: 8 tratamentos para clarear os dentes tuasaude.com/como-clarear-os-dentes

8. Envelhecimento

O envelhecimento natural do corpo, também pode afetar o esmalte dos dentes, que ficam mais finos, e amarelados devido a maior exposição da dentina dos dentes.

Leia também: 7 causas de dentes amarelos e o que fazer tuasaude.com/dentes-amarelos

O que fazer: o envelhecimento do dente é um processo natural com a idade, sendo recomendado que se mantenha a boa escovação dos dentes para evitar problemas dentários.

Caso o amarelamento dos dentes cause desconforto estético, o dentista pode fazer um clareamento dentário.

9. Trauma no dente

Traumas no dentes, como acidentes ou pancadas, podem provocar manchas cinzas no dente, devido ao dano na polpa dentária.

Além disso, quando ocorre uma hemorragia interna no dente, pode surgir uma mancha escura no dente. Veja outras causas de dente escurecido.

O que fazer: deve-se consultar o dentista sempre que ocorrer trauma no dente, para que seja avaliada a gravidade do dano, e ser indicado o tratamento mais adequado, que pode ser feito com clareamento interno do dente, tratamento de canal, colocação de lentes dentárias, por exemplo.

Leia também: Lente de contato dental: vantagens, desvantagens e tipos tuasaude.com/lente-de-contato-dental

10. Obturações antigas

Obturações antigas ou de metálicas podem causar manchas no dente ou ao redor da obturação.

Além disso, obturações podem causar manchas pretas ou marrons caso ocorra vazamentos ou manchas cinzas nos casos de cárie recorrente.

O que fazer: deve-se consultar o dentista para avaliar a causa da mancha na obturação, podendo ser indicado trocar a obturação e/ou fazer o tratamento da cárie.

11. Amelogênese imperfeita

A amelogênese imperfeita é uma alteração genética que afeta o esmalte do dente, causando manchas amarelas, marrons ou cinzas nos dentes.

Além disso, outro sintomas são dentes pequenos, com buracos ou rachaduras, ou desgastados, o que aumenta o risco de cáries e perda precoce do dente.

O que fazer: o tratamento é feito pelo dentista que pode indicar colocação de facetas dentárias ou coroas, aplicação de flúor para evitar cáries, ou até extração dos dentes e uso de próteses dentárias, o que vaira com a gravidade dos danos nos dentes e idade da pessoa.

Leia também: Extração de dente: quando é indicada, como é feita (e cuidados) tuasaude.com/extracao-de-dente