O aparecimento de manchas na língua normalmente estão relacionado com maus hábitos de higiene bucal, o que pode resultar em manchas escuras ou brancas, por exemplo, sendo nessa última situação também poder ser indicativo da presença excessiva de microrganismos na boca.
Além disso, a mancha na língua pode ser causada por queimaduras, alimentação, câncer de língua o língua geográfica.
Para evitar as manchas na língua, o mais recomendado é melhorar a escovação dos dentes e da língua. Caso a mancha não desapareça mesmo com a melhora dos hábitos de higiene ou caso surjam outros sintomas, é importante ir ao dentista para que seja identificada a causa da mancha na língua e possa ser iniciado o melhor tratamento.
Principais causas
As principais causas de mancha na língua são:
1. Falta de higienização
A falta de higienização ou higienização inadequada da boca pode levar ao aparecimento de manchas escuras ou brancas na boca, além de ser acompanhada de mau cheiro e formação de placas bacterianas, por exemplo.
O que fazer: Para eliminar as manchas escuras ou brancas causadas pela falta de escovação dos dentes, é recomendado melhorar a higienização bucal, escovando a língua, com movimentos de trás para frente, pelo menos 2 vezes por dia e usando um enxaguante bucal que deve ser recomendado pelo dentista.
2. Língua geográfica
A língua geográfica é uma alteração da língua caracterizada pela presença de manchas vermelhas, lisa e irregulares que não representam qualquer risco para a pessoa. Em alguns casos, a língua geográfica pode causar dor, queimação e desconforto, principalmente após o consumo de bebidas ou comidas quentes, picantes ou ácidas, por exemplo.
O que fazer: No caso de língua geográfica, é importante ir ao dentista para que seja indicado o melhor tratamento, que pode ser feito com o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides, enxaguantes bucais ou uso de pomadas anestésicas, por exemplo. O tratamento tem como objetivo aliviar os sintomas, por isso é importante evitar o consumo dos alimentos que possam desencadear os sintomas. Entenda como é feito o tratamento para língua geográfica.
3. Queimaduras
Comer alimentos muito picantes ou muito quentes pode queimar a língua, o que pode resultar no aparecimento de manchas vermelhas na língua, além de deixá-la levemente inchada, dolorida e sensível.
O que fazer: Nessa situação, é recomendado tomar um sorvete, chupar gelo ou mascar um chiclete de menta, por exemplo, pois aliviam os sintomas e melhoram o desconforto. Confira 5 remédios caseiros para língua inchada.
4. Alimentação
O consumo frequente ou em excesso de café e chás, por exemplo, pode levar ao aparecimento de manchas escuras na língua, não sendo indicativo de qualquer outro problema grave.
O que fazer: Nesses casos a recomendação é melhorar os hábitos de higiene bucal para que as manchas escuras desapareçam com facilidade.
5. Excesso de microrganismos na boca
A presença de fungos e bactérias em excesso na boca também pode provocar o aparecimento de manchas brancas ou escurecidas na língua. Normalmente isso acontece quando o sistema imunológico está enfraquecido, em caso de doenças autoimunes ou devido à falta de higienização da boca. Saiba mais sobre a Língua preta, o que pode ser e o que fazer
O que fazer: Nesses casos, o mais recomendado é melhorar a escovação da boca e da língua para evitar o acúmulo de restos de alimentos na boca, o que favorece o crescimento de fungos e bactérias. Assim, é recomendado a escovação dos dentes pelo menos 2 vezes por dia, uso de fio dental e de enxaguante bucal específico que deve ser recomendado pelo dentista.
6. Câncer de língua
O câncer de língua pode ser identificado pela presença de manchas vermelhas ou brancas na boca que não desaparecem mesmo com a higienização correta da boca e da língua. Além disso, pode haver o surgimento de outros sintomas indicativos desse tipo de câncer, como dor na língua, mau cheiro e presença de sangue na língua, por exemplo.
Apesar de ser pouco frequente, caso surjam sintomas sugestivos de câncer de língua, é importante ir ao dentista ou clínico geral para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento.