Mania de limpeza: o que é, sinais, causas e tratamento

A mania de limpeza é um tipo de transtorno obsessivo compulsivo, popularmente conhecido como TOC, e que é caracterizada pela necessidade de realizar a limpeza da casa, de forma detalhada, várias vezes ao dia, assim como a higiene pessoal, em alguns casos. 

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Psicólogo perto de você! Parceria com Buscar Médico

O fato de estar sempre em contato com produtos de limpeza, pode levar ao desenvolvimento de alergias e irritação na pele, além de que como há sempre uma preocupação excessiva com o ambiente e com a limpeza, é possível também que haja interferência na vida pessoal e social.

A sujeira e os germes presentes no nosso dia a dia são em parte responsáveis por fortalecer o nosso sistema imunológico, especialmente durante a infância, ajudando o organismo a construir suas próprias defesas. Por isso, a limpeza excessiva e o uso de produtos que prometem matar 99,9% dos germes pode ser prejudicar a construção das defesas necessárias, prejudicando a saúde. 

Imagem ilustrativa número 1

Sinais de mania de limpeza

Quando a obsessão em manter a casa limpa cresce e passa a ser a principal tarefa do dia, isso pode ser sinal de que virou um transtorno psicológico. Assim, alguns dos principais sinais indicativos de mania de limpeza são:

  • Gastar mais de 3 horas por dia a limpar a casa; 
  • Presença de vermelhidão ou de feridas nas mãos, que indicam a constante necessidade em lavar ou desinfetar repetitivamente as mãos; 
  • Preocupação exagerada com sujeira, germes ou ácaros e estar sempre desinfetando o sofá e a geladeira, por exemplo;
  • Deixar de participar de eventos sociais, como festas de aniversário, para não perder tempo;
  • Não deixar que se realize eventos na própria casa, porque ela precisa estar sempre limpa, à todo momento;
  • Nos casos mais graves a própria família pode ficar restrita a certos cômodos da casa e nunca receber visitas, para não sujar o chão;
  • Necessidade constante em verificar se tudo se encontra limpo ou no lugar; 
  • Necessidade para limpar objetos que geralmente não são limpos, como cartão de crédito, celular, a embalagem do leite, ou chave do carro, por exemplo.

A mania de limpeza vira transtorno quando os hábitos deixam de ser saudáveis e passam a ser obrigação diária, dominando a vida da pessoa. Normalmente os sintomas começam devagar e aos poucos vão se intensificando, sendo importante que o psicólogo ou psiquiatra sejam consultados para que o tratamento seja iniciado.

Leia também: 6 sintomas de transtorno obsessivo-compulsivo (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-transtorno-obsessivo-compulsivo

Teste online de sintomas

A mania de limpeza é um tipo de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Assim, para saber a possibilidade de ter TOC, por favor, indique abaixo os sintomas que apresenta:

  1. 1. Ter pensamentos, impulsos e/ou imagens mentais recorrentes ou persistentes
  2. 2. Sentir necessidade frequente de suprimir ou ignorar pensamentos, impulsos ou imagens mentais
  3. 3. Apresentar ou idealizar comportamentos repetitivos, como limpar, organizar ou contar em silêncio
  4. 4. Sensação de alívio após realizar ou idealizar comportamentos específicos
  5. 5. Sofrimento interno para evitar ter pensamentos e/ou comportamentos que não deseja
  6. 6. Passar mais de uma hora por dia imerso em pensamentos e/ou comportamentos específicos
  7. 7. Dificuldade nas tarefas diárias devido a pensamentos e/ou comportamentos que não consegue ignorar

Este teste serve apenas como meio de orientação e, portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um psiquiatra.

Possíveis causas

A causa exata da mania de limpeza e organização ainda não é completamente esclarecida, mas existem alguns fatores que podem desencadeá-la, como:

  • Histórico familiar de TOC;
  • Alterações de substâncias químicas no cérebro, como a serotonina;
  • Estresse ou experiências traumáticas;
  • Transtornos de ansiedade;
  • Depressão;
  • Distúrbios neurológicos, como doença de Parkinson, lesão cerebral por trauma, síndrome de Tourette ou doença de Huntington.

Além disso, a falta de capacidade para lidar com incertezas ou um maior senso de responsabilidade, também parecem estar relacionados com maior risco de desenvolvimento do TOC.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o TOC devido a limpeza e organização, é feito por meio de sessões de psicoterapia, através da técnica cognitivo-comportamental.

Em alguns casos, pode ser indicado também que o psiquiatra seja consultado para que seja feita uma avaliação mais extensa e possa ser indicado o uso de medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos, que ajudam a aliviar os sintomas de ansiedade, que é bastante comum nos casos de TOC. Confira mais detalhes do tratamento do TOC.