Os marcadores tumorais, ou marcadores biológicos, são substâncias, geralmente proteínas, produzidas por células cancerígenas ou outras células do corpo em resposta ao câncer ou a algumas condições benignas, como diabetes, gastrite e doença inflamatória intestinal.
Alguns marcadores tumorais conhecidos são CA 125, para câncer de ovário; CA 19.9 para câncer de pâncreas, fígado ou câncer colorretal; e CEA, para câncer colorretal e de tireoide, por exemplo.
Esses marcadores podem ajudar os profissionais de saúde, em conjunto com outros exames, a diagnosticar determinados tipos de câncer, bem como definir e monitorar o tratamento.
Leia também: 13 exames de sangue que detectam o câncer tuasaude.com/veja-quais-sao-os-exames-de-sangue-que-detectam-o-cancerPara que servem
Os marcadores tumorais são usados para:
- Indicar a existência e estágio de algum tipo de câncer, devendo ser combinado com outros exames para um diagnóstico definitivo;
- Ajudar a definir o tratamento a ser feito em alguns tipos de câncer;
- Acompanhar a evolução do tratamento, para que sejam feitas diversas medições ao longo do tempo para verificar se o câncer está respondendo ou não, pois sua diminuição indica que o tratamento está sendo eficaz;
- Determinar uma previsão ou estimativa sobre a recuperação;
- Monitorar a recorrência do câncer, ou seja, se ele reaparece após a cura;
- Verificar se há câncer em pessoas que têm um forte histórico familiar de um determinado tipo de câncer, mas não apresentam sintomas, como método de prevenção.
É importante que os resultados dos marcadores de células tumorais sejam avaliados pelo médico que os solicitou, porque isoladamente, este exame não serve para diagnosticar o câncer.
Assim, o médico poderá indicar outros exames de diagnóstico, como biópsia, ressonância magnética, ultrassonografia e tomografia computadorizada, por exemplo.
Os marcadores tumorais detectam todos os tipos de câncer?
Os marcadores tumorais não detectam todos os tipos de câncer. Cada tipo de câncer pode produzir marcadores tumorais diferentes e alguns tipos de câncer podem não produzir marcadores detectáveis.
Além disso, alguns marcadores tumorais também podem estar presentes em condições não cancerígenas, como gastrite, diabetes, infecções pulmonares e doença inflamatória intestinal, por exemplo.
Por isso, os marcadores tumorais complementam o diagnóstico e o monitoramento de alguns tipos de câncer, mas sozinhos não são suficientes para diagnosticar a doença. São sempre usados junto com outros diagnósticos, como exames de imagem, biópsias e avaliação clínica por médico especializado.
Tipos de marcadores tumorais
Os marcadores tumorais podem ser circulantes ou teciduais. Os marcadores tumorais circulantes são encontrados no sangue, urina, fezes, saliva ou outros fluidos corporais.
Já os marcadores tumorais teciduais são obtidos por meio de uma biópsia, onde uma amostra do tumor é retirada e enviada ao laboratório para posterior análise.
Leia também: Biópsia: o que é, para que serve, tipos e como é feita tuasaude.com/para-que-serve-a-biopsiaTabela de marcadores tumores
Alguns dos marcadores tumorais mais comuns são:
É importante ressaltar que o resultado dos exames de marcadores tumorais deve ser feito junto com uma avaliação médica completa, incluindo análise completa da história clínica, exame físico, outros exames laboratoriais e exames de imagem.