Massagem prostática é uma terapia na qual o urologista estimula a próstata para expelir os líquidos dentro dos canais prostáticos, podendo ser útil em caso de ejaculação dolorosa, impotência sexual, tratamento de inflamação da próstata e na prevenção de câncer de próstata.
A próstata é uma pequena glândula, do tamanho de uma castanha, que está localizada logo abaixo da bexiga e que produz um líquido importante para a composição do esperma. Conheça mais sobre a próstata.
Uma vez que não é possível acessar diretamente a próstata, a massagem precisa ser feita através do ânus, pois é possível sentir as paredes da glândula através da porção final do intestino, e, por isso, é indicada que seja realizada pelo urologista ou profissional especializado.
Para que serve
A massagem na próstata serve para liberar o líquido seminal dos ductos da próstata e reduzir a congestão, inflamação ou sintomas urinários relacionados com problemas na próstata.
Essa massagem pode ser feita pelo urologista ou um terapeuta especializado.
Se tem indicação para a massagem prostática, marque uma consulta com o urologista na região mais próxima:
Principais benefícios
Embora ainda não exista um consenso médico sobre os benefícios da massagem prostática, é possível que ajude a:
1. Evitar a ejaculação dolorosa
Alguns homens podem sentir bastante dor ao ejacular ou logo após terem ejaculado e isso pode acontecer devido ao acúmulo de líquido nos canais seminais após a passagem do esperma.
Com a massagem da próstata, é possível criar um orgasmo muito intenso que ajuda a eliminar os restos de líquido presentes nos canais, aliviando a dor.
2. Melhorar a disfunção erétil
Uma vez que a próstata é uma glândula muito sensível, quando é estimulada pode causar um aumento significativo das ondas de prazer durante o contato íntimo.
Esta estimulação pode, assim, ser capaz de permitir que o homem inicie e mantenha uma ereção com maior facilidade.
Muitas vezes, a massagem prostática pode ser associada aos outros tratamentos convencionais para obter melhor resultados contra a disfunção erétil. Conheça os tratamentos para disfunção erétil.
3. Reduzir a inflamação da próstata
A inflamação da próstata, também conhecida como prostatite, pode ser aliviada com a massagem prostática.
Isso porque através desta técnica é possível aumentar a circulação sanguínea no local, diminuindo a congestão da glândula e aliviando a inflamação e a dor da prostatite crônica.
Leia também: Prostatite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/prostatite4. Facilitar o fluxo de urina
Para que a urina seja eliminada do corpo, precisa passar pela uretra, que é um pequeno canal que passa no interior da próstata.
Assim, no caso do homem apresentar dificuldades para urinar devido à inflamação da próstata, a massagem prostática pode melhorar a circulação e diminuir a inflamação local, liberando a uretra e facilitando a passagem da urina.
5. Prevenir o câncer de próstata
Por melhorar a circulação sanguínea e aliviar a inflamação crônica da próstata, a massagem pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer ou outros problemas menos sérios como hipertrofia.
Além disso, a massagem prostática permite uma avaliação constante da glândula, o que pode ajudar a identificar casos precoces de câncer, facilitando o tratamento e melhorando as chances de cura.
Leia também: Câncer de próstata: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/cancer-de-prostataComo é feita a massagem
A massagem prostática deve ser feita pelo urologista, uma vez que a próstata é um órgão bastante sensível, podendo ser feito com os dedos ou com o uso de dispositivos.
Para fazer a massagem na próstata, o médico deve seguir alguns passos, como:
- Solicitar ao homem para deitar de lado sobre a maca, ou com os joelhos e o tórax apoiados na maca;
- Higienizar as mãos e colocar as luvas descartáveis;
- Aplicar lubrificante em volta do ânus para diminuir o desconforto;
- Inserir o dedo indicador lentamente no ânus da pessoa até sentir a próstata;
- Massagear a próstata suavemente com a ponta do dedo indicador, em movimentos circulares ou para frente e para trás;
- Retirar o dedo da região anal, descartar as luvas e higienizar as mãos;
- Fornecer à pessoa lenços de papel descartáveis para retirar o excesso de lubrificante na região anal.
Apesar de ser indicada a sua realização no consultório médico, a massagem prostática pode ser também realizada em casa, desde que devidamente orientada pelo médico para diminuir as chances de complicações.
Para isso, é indicado que a pessoa higienize bem as mãos e tenha as unhas curtas, evitando lesões na região anal e na próstata e infecções.
Além de poder ser realizada com os dedos, a massagem pode ser também feita com o uso de dispositivos, que devem ser devidamente higienizados antes do seu uso.
Possíveis riscos
Os principais riscos deste tipo de massagem estão relacionados com a estimulação excessiva da próstata, que pode provocar piora dos sintomas, surgimento de novos problemas na próstata e hemorragia devido a ruptura do intestino.
Dessa forma, é recomendado que a massagem prostática seja feita por um profissional de saúde especialista na área, para evitar complicações.
Em alguns casos, o médico pode ensinar o homem ou outra pessoa para que faça a estimulação em casa, antes do contato íntimo, nos casos de impotência sexual, por exemplo.
Quem não deve fazer
A massagem na próstata não deve ser feita por homens que tenham prostatite bacteriana, hemorroida ou fissura anal.
Além disso, a massagem prostática não deve ser feita em homens que tenham o diagnóstico confirmado do câncer de próstata, pois pode resultar em desprendimento de células tumorais, que podem se espalhar para regiões em volta da próstata.