Mastoidite: o que é, sintomas, causas e tratamento

A mastoidite é a inflamação de uma parte do osso temporal no crânio chamada mastoide, que fica localizada atrás da orelha, podendo causar sintomas como dor, vermelhidão, calor, inchaço e aumento da sensibilidade no local. 

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Otorrinolaringologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Na maioria das vezes, a mastoidite acontece devido a uma otite média aguda, especialmente em crianças, quando os microrganismos que causam a infecção se disseminam para além do ouvido e chegam ao osso.

Em caso de suspeita de mastoidite, é importante consultar um otorrinolaringologista, clínico geral ou pediatra. O tratamento normalmente é feito com o uso de antibióticos diretamente na veia, devendo ser iniciado assim que possível para evitar complicações, como meningite ou acúmulo de pus.

Imagem ilustrativa número 2

Principais sintomas

Os principais sintomas de mastoidite são:

  • Dor no ouvido e na região ao redor;
  • Vermelhidão, calor e/ou inchaço atrás da orelha;
  • Uma orelha em posição diferente da outra;
  • Aumento da sensibilidade da pele no local;
  • Febre.

É comum a mastoidite se desenvolver durante um episódio de infecção do ouvido ou poucos dias após e, por isso, também podem existir outros sintomas, como saída de pus do ouvido e diminuição da audição.

Leia também: Pus no ouvido: 8 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/pus-no-ouvido

Além disso, o inchaço atrás da orelha algumas vezes pode provocar a sensação de existir um caroço no local, podendo ser confundido com ínguas ou espinhas inflamadas, por exemplo. Saiba outras causas de caroço atrás da orelha.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de mastoidite é feito pelo otorrinolaringologista, clínico geral ou pediatra baseado nos sintomas presentes, histórico de infecção recente do ouvido e alterações verificadas na otoscopia, um exame em que o médico observa o interior ouvido com uma espécie de lupa. Veja como é feita a otoscopia

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o otorrinolaringologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Especialmente quando os sintomas não são muito característicos, o médico também pode indicar exames, como o hemograma, dosagem de proteína C reativa no sangue e tomografia computadorizada, para confirmar o diagnóstico.

Possíveis causas

Na maioria das vezes, a mastoidite é causada por uma infecção de ouvido que não foi tratada adequadamente, permitindo que o microorganismo causador invadisse uma parte do osso temporal no crânio chamada mastoide, provocando a sua inflamação.

Os microrganismos que mais frequentemente causam este tipo de infecção são os Streptococcus pneumoniaeStreptococcus pyogenes e Staphylococcus aureus, que são capazes de disseminar-se do ouvido até atingir os ossos.

Como é feito o tratamento

O tratamento da mastoidite normalmente é feito com o uso de antibióticos, como ceftriaxona ou vancomicina, diretamente na veia durante cerca de 2 semanas.

Além disso, nos casos mais graves, o tratamento também pode envolver a drenagem da secreção do ouvido por meio de cirurgia ou a cirurgia para remover a parte do osso afetada pela infecção, chamada de mastoidectomia.

Possíveis complicações

Uma mastoidite grave ou tratada de forma incorreta pode provocar:

  • Surdez;
  • Meningite;
  • Abscessos cerebrais;
  • Infecção disseminada pelo sangue, conhecida como sepse.

Quando provoca complicações, significa que a mastoidite está muito grave, sendo importante ser tratada rapidamente porque pode colocar a vida da pessoa em risco.