O que é:
A fosfomicina, ou fosfomicina trometamol, é um antibiótico indicado para infecções das vias urinárias, como cistite aguda ou recorrente, uretrite e bactérias na urina durante a gravidez mesmo sem sintomas de infecção.
Além disso, a fosfomicina também pode ser utilizada para prevenir infecções urinárias após cirurgias, pois age eliminando as bactérias das vias urinárias, como estafilococos, estreptococos, E.coli, Proteus sp., Klebsiella sp., Enterobacter sp. ou Citrobacter sp.
Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de sachê contendo 3 g de fosfomicina, com o nome de referência Monuril ou com o nome similar Traturil, vendidos somente com prescrição médica.
Para que serve
A fosfomicina é indicada para o tratamento de:
- Cistite aguda ou recorrente;
- Síndrome uretrovesical bacteriana aguda;
- Uretrite;
- Bactérias na urina durante gravidez, sem sintomas de infecção;
- Infecção urinária após cirurgias.
Além disso, a fosfomicina pode ser indicada pelo médico para prevenção de infecção urinária após cirurgias e outros procedimentos feitos nas vias urinárias, como exames de cistoscopia ou uretrocistografia.
Qual médico consultar?
Deve-se consultar o urologista no caso de infecções urinárias, pois é o médico especialista em doenças relacionadas ao sistema urinário.
Como usar
O conteúdo do envelope de fosfomicina deve ser dissolvido em um copo de água (50 a 75 mL) e misturado com o auxílio de uma colher. A solução deve ser ingerida com o estômago vazio imediatamente após o preparo, de preferência, à noite antes de deitar e depois de urinar.
A fosfomicina pode ser tomada da seguinte forma, de acordo com a indicação do médico:
- Infecções agudas: 1 envelope de fosfomicina em dose única;
- Infecções por Pseudomonas, Proteus e Enterobacter: 2 envelopes de fosfomicina, com um intervalo de 24 horas entre cada envelope;
- Prevenção de infecções urinárias, antes de intervenções cirúrgicas ou manobras instrumentais: 2 envelopes de fosfomicina, sendo o primeiro utilizado 3 horas antes do procedimento e o segundo, 24 horas depois.
Após o início do tratamento, é esperado que os sintomas desapareçam em 2 a 3 dias e, caso a melhora não aconteça, é recomendado consultar o médico novamente para uma avaliação.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com fosfomicina são dor de cabeça, tonturas, infecções vaginais, náusea, dor no estômago, diarreia ou reações na pele, incluindo coceira e vermelhidão. Veja como combater a diarreia causada por este antibiótico.
Quem não deve usar
A fosfomicina não deve ser usada por pessoas que têm alergia à fosfomicina ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Além disso, também não deve ser usada por pessoas que estejam fazendo hemodiálise, crianças menores de 12 anos e em caso de insuficiência renal grave.
A fosfomicina durante a gravidez ou amamentação, só deve ser usada com indicação e orientação médica.
Assista também o vídeo seguinte e saiba o que comer para ajudar a tratar a infecção urinária e a prevenir recorrências: