8 medicamentos para TDAH (e como tomar)

Os medicamentos para TDAH mais indicados são o metilfenidato e a lisdexanfetamina. O metilfenidato é vendido com nomes comerciais de Ritalina, Ritalina LA e Concerta e a lisdexanfetamina é conhecida comercialmente como Venvanse.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Neurologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Estes medicamentos podem causar efeitos colaterais como dificuldade para dormir, perda de peso e/ou náusea e, em crianças, podem afetar o crescimento, devendo, por isso, ser usados sempre de acordo com a orientação do médico.

Em caso de suspeita de TDAH, é importante consultar um neuropediatra, neurologista ou psiquiatra, que são as especialidades médicas mais indicadas para orientar o tratamento e selecionar os melhores remédios para cada caso. Entenda como é feito o tratamento para TDAH.

Imagem ilustrativa número 1

5 principais medicamentos para TDAH

Os principais medicamentos para TDAH são:

1. Cloridrato de metilfenidato

O cloridrato de metilfenidato é um psicoestimulante e um dos medicamentos mais utilizados no tratamento do TDAH, indicado para os períodos em que os sintomas do TDAH mais prejudicam a pessoa, como no horário da escola ou trabalho.

Esse remédio é vendido em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos simples ou de liberação prolongada, com nomes comerciais Ritalina, Ritalina LA ou Concerta e, normalmente, é indicado a partir de 6 anos de idade.

Enquanto o efeito da Ritalina tem duração de 3 a 5 horas, o efeito da Ritalina LA pode durar até 8 horas e, no caso do Concerta, até 12 horas.

Como tomar: a dose inicial de Ritalina para crianças com mais de 6 anos e adolescentes é de 1 comprimido de 5 mg, 1 a 2 vezes por dia. Já a dose inicial da Ritalina LA para crianças com mais de 6 anos e adolescentes ou adultos normalmente é de 1 cápsula de 10 ou 20 mg, 1 vez ao dia, enquanto para o Concerta, 1 comprimido de 18 mg, 1 vez ao dia. Confira como tomar a ritalina corretamente.

Marque uma consulta com um neurologista na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Lisdexanfetamina

A lisdexanfetamina também é um psicoestimulante e é considerada uma das primeiras escolhas de medicamento para TDAH, sendo vendido em farmácias como o nome comercial de Venvanse e em comprimidos de 30, 50 e 70 mg.

Este medicamento é mais potente que o metilfenidato e o seu efeito tem uma duração de aproximadamente 13 horas, podendo ser usado a partir dos 6 anos de idade.

Como tomar: o Venvanse deve ser tomado pela manhã com alimentos ou sem alimentos e a dose inicial normalmente recomendada é de 1 comprimido de 30 mg, uma vez ao dia, de acordo com a orientação do médico. Veja como tomar o venvanse.

3. Atomoxetina

A atomoxetina é um remédio não estimulante indicado para o tratamento do TDAH em adultos, adolescentes ou crianças com mais de 6 anos.

Esse remédio inibe seletivamente a recaptação da norepinefrina, o que pode ajudar a aumentar a atenção e diminuir a impulsividade.

A atomoxetina pode ser encontrada na forma de cápsulas, como o nome comercial Atentah.

Como tomar: para crianças com mais de 6 anos e adolescentes com até 70 kg de peso corporal, a dose recomendada é de 0,5 mg/Kg de peso corporal por dia.

Essa dose pode ser aumentada pelo médico após 3 dias para 1,2 mg/kg de peso corporal por dia, tomada em uma única dose ou em 2 doses divididas, pela manhã e no final da tarde.

4. Imipramina

A imipramina é um medicamento antidepressivo e, embora sua indicação para o tratamento do TDAH não esteja na bula, normalmente é indicada quando o efeito de medicamentos psicoestimulantes não foi satisfatório. Entenda melhor para que serve a imipramina.

Embora não seja um medicamento para TDAH muito indicado, pode ser usado a partir dos 5 anos de idade.

Como tomar: a dose de imipramina normalmente indicada para o tratamento do TDAH varia de 2,5 a 5 mg por Kg de peso corporal por dia, divididos em 2 tomadas, de acordo com a indicação do médico.

5. Nortriptilina

A nortriptilina é um medicamento antidepressivo semelhante à imipramina que pode ser indicado para o TDAH em alguns casos, embora o seu uso para esta finalidade também não esteja na bula do medicamento.

Normalmente, a nortriptilina é indicada apenas quando outros medicamentos para TDAH não foram eficientes para melhorar os sintomas. No entanto, não é um medicamento indicado para crianças.

Como tomar: a dose de nortriptilina para o tratamento do TDAH varia de 1 a 2,5 mg por Kg de peso corporal por dia, divididos em 2 tomadas, de acordo com a orientação do médico.

Leia também: TDAH em adultos: sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/tdah-em-adultos

6. Clonidina

A clonidina, um anti-hipertensivo vendido em farmácias com o nome comercial de Atensina e na forma de comprimidos de 0,1 e 0,15 mg, é um medicamento que foi aprovado para tratar o TDAH em alguns países como os EUA. Saiba para que serve a clonidina.

No Brasil, embora seu uso para TDAH não esteja presente na bula, algumas vezes pode ser indicado pelo médico, especialmente para crianças a partir dos 6 anos de idade. No entanto, a clonidina não é considerada a primeira escolha de medicamento para o TDAH.

Como tomar: a dose inicial de clonidina recomendada para TDAH 1/2 a 1 comprimido de 0,1 mg, 1 vez ao dia, de acordo com a indicação do médico.

7. Guanfacine

O guanfacine é indicado para o tratamento do TDAH em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, ajudando a controlar a impulsividade e a hiperatividade.

Geralmente, esse remédio é recomendado pelo médico quando a criança ou adolescente não pode usar ou não tolera os remédios estimulantes, ou o seu uso não foi eficaz.

O guanfacine é encontrado na forma de comprimidos, com o nome comercial Intuniv.

Como usar: a dose inicial recomendada é de 1 mg de guanfacine, tomada por via oral, uma vez por dia.

8. Risperidona

A risperidona é um antipsicótico que, embora seja indicado para esquizofrenia, doença de Alzheimer ou irritabilidade associada ao transtorno autista, também pode ser indicado pelo médico para o TDAH.

Isso porque esse remédio pode ajudar a reduzir os sintomas de agressividade ou alterações do humor, complementando o uso de outros remédios para o TDAH.

Leia também: Risperidona: para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/risperidona

Como usar: a dose da risperidona deve ser indicada pelo médico, com doses individualizadas, pois podem variar.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais de medicamentos para TDAH são:

  • Dificuldade para dormir;
  • Dor de cabeça;
  • Irritabilidade;
  • Perda do apetite e peso;
  • Náusea;
  • Retardo do crescimento em crianças.

Além disso, especialmente em pessoas com problemas psiquiátricos, como bipolaridade ou transtornos psicóticos, e epilepsia, o uso de medicamentos psicoestimulantes pode piorar sintomas como convulsões ou psicose.

No entanto, os efeitos colaterais de medicamentos para TDAH tendem a ser leves e transitórios e a maioria pode ser controlada por meio do ajuste da dose do medicamento ou a sua troca.

Cuidados durante o tratamento

Alguns cuidados indicados durante o tratamento com medicamentos para TDAH incluem:

  • Usar corretamente o medicamento, de acordo com a orientação do médico;
  • Fazer o acompanhamento regular com o médico para avaliar a necessidade de ajustes da dose do medicamento;
  • Evitar tomar psicoestimulantes antes das refeições em caso de perda do apetite e/ou perda de peso;
  • Retornar ao médico em caso de efeitos colaterais persistentes ou intensos para uma avaliação.

Além disso, é importante que crianças sejam acompanhadas regularmente por um pediatra para que alterações no crescimento ou ganho de peso possam ser identificadas e tratadas caso surjam.