Casal com o mesmo tipo de sangue pode ter filhos?

“Estou grávida e descobri que eu e meu marido temos sangue A +. Fiquei preocupada se isso pode causar problemas no bebê. Casal com o mesmo tipo de sangue pode ter filhos?”

Imagem do autor
Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Obstetra perto de você

O fato do casal ter o mesmo tipo de sangue normalmente não afeta a possibilidade de ter filhos nem aumenta o risco de problemas no bebê. Pode ser mais preocupante se os tipos sanguíneos dos pais são diferentes.

Caso a mãe seja RH negativo e o pai RH positivo, por exemplo, existe o risco do bebê ser RH positivo, como o pai, e o organismo da mãe produzir anticorpos contra as suas células sanguíneas. Esta situação é conhecida como incompatibilidade Rh.

A incompatibilidade Rh pode causar anemia, sintomas como icterícia ou sonolência e complicações cardíacas ou pulmonares no bebê. No entanto, isso pode ser evitado quando o pré-natal é feito adequadamente, de acordo com as orientações do médico.

Mesmo que você tenha o mesmo tipo de sangue que o seu marido, caso esteja grávida é recomendado consultar um obstetra e fazer o acompanhamento pré-natal de acordo com as suas orientações.

30% dos leitores acham este conteúdo útil (23 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Obstetra perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Pai A- e mãe O+, qual tipo sanguíneo do filho?

Wxistem quatro possibilidades de tipo sanguíneo para um filho de pai A- e mãe O+. Veja os tipos sanguíneos possíveis, qual teste fazer para confirmar e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Lavagem nasal pode ir para o pulmão?

O soro ou a água usados na lavagem nasal não vão para o pulmão, desde que a técnica seja realizada corretamente. Entenda em que situações deve ser usada a lavagem nasal, que efeitos colaterais podem surgir e qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Veia saliente na testa, o que pode ser?

Uma veia saliente na testa pode ser causada por estresse, exercício físico, calor ou ser apenas uma característica da pessoa. Entenda melhor o que pode ser uma veia saliente na testa.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Como se retira o cateter duplo J?

Confira como é feita a remoção de um cateter duplo J, qual o médico recomendado para fazer o procedimento e o que pode acontecer depois da retirada.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Calor na cabeça e no rosto, o que pode ser?

Calor na cabeça e no rosto pode ser um sinal de alterações hormonais, como menopausa ou hipertireoidismo, estresse térmico ou febre. Confira o que pode ser a sensação de calor na cabeça.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

O que acontece se comer ovo de mosca?

Ao comer ovos de mosca presentes em alimentos contaminados, os ovos normalmente não sobrevivem à passagem pelo trato gastrointestinal e são eliminados com as fezes. Entenda melhor o que acontece se comer ovo de mosca.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Vomitar sangue: o que pode ser (e o que fazer)

Vomitar sangue: o que pode ser (e o que fazer)

Vomitar sangue ou ter um pouco de sangue no vômito, normalmente é causado por refluxo gastroesofágico, úlceras gástricas, gastrite ou esofagite, mas também pode ser causado por pancreatite,...

Imagem ilustrativa do artigo Sangue negativo: principais riscos para o bebê e o que fazer

Sangue negativo: principais riscos para o bebê e o que fazer

Quando a mulher possui o sangue Rh negativo e o bebê, Rh positivo, o organismo da mãe pode reagir produzindo anticorpos que podem aumentar o risco do bebê nascer com anemia e colocar sua vida em risco. Confira os riscos do sangue Rh negativo da mãe e positivo do bebê e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Sangue nas fezes do bebê: o que pode ser (e o que fazer)

Sangue nas fezes do bebê: o que pode ser (e o que fazer)

O sangue nas fezes do bebê pode surgir devido à alimentação, prisão de ventre, alergia alimentar ou assadura, por exemplo. Saiba o que pode estar causando sangue nas fezes do bebê, o que deve fazer e os sinais de alerta para ir imediatamente ao pediatra.

Imagem ilustrativa do artigo Diarreia com sangue: 11 principais causas (e o que fazer)

Diarreia com sangue: 11 principais causas (e o que fazer)

A diarreia com sangue pode indicar infecções intestinais ou ser consequência de situações mais graves como doença inflamatória intestinal ou câncer, sendo importante consultar o médico para que possa ser identificada a causa e iniciado o tratamento. Confira as principais causas de diarreia com sangue e saiba o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Infecção no sangue: o que é, sintomas, causas e tratamento

Infecção no sangue: o que é, sintomas, causas e tratamento

A infecção no sangue é a presença de microrganismos na corrente sanguínea que pode ser grave caso não seja identificada e tratada corretamente. Veja quais são as possíveis causas, principais sintomas e como é feito o diagnóstico e tratamento da infecção no sangue.

Imagem ilustrativa do artigo Catarro com sangue: 14 causas (e o que fazer)

Catarro com sangue: 14 causas (e o que fazer)

A presença de sangue no catarro nem sempre é um sinal de alarme, no entanto, se a quantidade de sangue no catarro for muito elevada ou se durar por mais de 3 dias pode ser um sintoma de algum problema mais grave, como uma infecção respiratória ou até câncer. Confira as principais causas e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Cuspir sangue: o que pode ser e o que fazer

Cuspir sangue: o que pode ser e o que fazer

O cuspe com sangue pode ser sinal de gengivite, acontecer após uma pancada na boca ou ser sinal de doenças respiratórias, como bronquite, tuberculose ou bronquiectasia, por exemplo, sendo importante que o médico seja consultado. Confira as principais causas de cuspir sangue e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Ferro alto no sangue: sintomas, causas e tratamento

Ferro alto no sangue: sintomas, causas e tratamento

O ferro alto no sangue pode ser causado por fatores genéticos hereditários, transfusões sanguíneas repetidas ou uso excessivo de suplementos de ferro, resultando em sintomas como cansaço excessivo, dor muscular ou ritmo cardíaco irregular. Veja outros sintomas do fero alto no sangue, causas e tratamento.