O resultado de "células epiteliais raras" na urina é um achado normal do exame de urina e, por isso, não tem nenhum significado especial, nem indicam a presença de uma doença.
É também relativamente comum que apareça "bactérias raras" no resultado do exame de urina. Isso geralmente corresponder a contaminação da amostra da urina ou, em alguns casos, infecção urinária, especialmente se estiverem presentes outras alterações na urina como leucócitos ou nitrito positivo.
O que são células epiteliais
As células epiteliais são células que revestem os órgãos do trato urinário internamente. Também podem ser chamadas de células descamativas, já que são oriundas da descamação do revestimento interno dos canais e túbulos do sistema urinário.
As células epiteliais podem aparecer no exame de urina, na parte denominada de sedimentoscopia. Podem estar em pequena ou grande quantidade na urina.
Quando estão presentes em baixíssimas quantidades são descritas como "células epiteliais raras". Também pode aparecer no exame o termo "algumas" células epiteliais, quando foram encontradas poucas células.
Já quando as células epiteliais estão em maior quantidade, apresentando um valor alto, podem indicar diferentes condições como:
- Infecções,
- Insuficiência renal e
- Disfunção tubular renal.
Lembre-se que todo exame deve ser sempre analisado pelo médico que o solicitou, que irá integrar o resultado com a história clínica de cada indivíduo. Por isso, para maiores orientações, consulte um urologista ou leve o seu exame para ser visto pelo médico que o requisitou.