Não é fácil saber de que pessoa você pegou herpes, especialmente se ela não apresentar lesões visíveis.
Existem dois tipos de vírus que podem causar herpes genital:
- Vírus HSV-1: que também causa as lesões na boca ou nos olhos;
- Vírus HSV-2: que é apenas transmissível pelo contato sexual.
Uma das possibilidades é que a sua vagina tenha tido contato direto com uma lesão de outra pessoa, ou com secreções da boca ou de órgãos genitais de outra pessoa infectada. Por isso, se teve contato sexual recente com um novo parceiro/a, é possível que tenha pegado a doença dessa pessoa.
Outra possibilidade é ter tocado a região da vulva com a mão contaminada com fluidos da boca, dos olhos ou dos órgãos sexuais de outra pessoa que tinha o vírus ativo. Embora seja mais raro, isso pode acontecer em um banheiro público contaminado, por exemplo. Nesse caso, fica muito difícil (se não impossível) saber de quem você pegou herpes.
Você também pode ter se "auto-infectado". Isso acontece quando existe uma lesão ativa de herpes na boca ou nos olhos. Se tocar no local afetado e depois tocar a região genital, pode passar o vírus para essa região.
De qualquer forma, mais importante que tentar entender a causa da herpes é fazer o tratamento adequado. Por isso, se acha que está com herpes genital, o ideal é que consulte um ginecologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento assim que possível.