O uso de pomadas e cremes pode ajudar a tratar alguns casos de pelos encravados, especialmente quando se encontram inflamados ou infectados. De qualquer forma, é sempre importante consultar um dermatologista antes, para avaliar a situação e recomendar o melhor plano de tratamento. O tratamento pode incluir, ou não, o uso de cremes e pomadas.
As principais pomadas que podem ser indicadas em caso de pelo encravado são:
- Pomadas anti-inflamatórias: reduzem a inflamação no local e aliviam os sintomas de dor, vermelhidão e inchaço. Geralmente contêm corticoesteroides, como betametasona; hidrocortisona ou dexametasona. São aplicadas de 2 a 3 vezes ao dia, por 7 a 14 dias.
- Pomadas ou cremes antibióticos: são indicados quando há sinais de infecção, como presença de pus, secreção amarelada ou dor intensa. Alguns exemplos incluem: mupirocina, neomicina, ácido fusídico ou bacitracina. São aplicadas sobre a pele de 1 a 3 vezes ao dia, de 7 até 10 dias.
É importante aplicar as pomadas sobre a pele limpa e seca, para garantir uma maior absorção do principio ativo da pomada.
Nem sempre o uso de pomadas é necessário no tratamento de pelos encravados e foliculite. Muitas vezes apenas os cuidados locais de higiene, como a lavagem com sabão, são o suficiente para desencravar os pelos e reduzir a inflamação no pelo. Confira as principais opções de tratamento para pelo encravado.