É verdade que diarreia faz emagrecer?

“Nos últimos 3 dias, tive uma crise de diarreia e acabei perdendo peso. Me falar que é normal, porque a diarreia emagrece. É mesmo verdade isso?”

Dr.ª Janessa Oliveira
Farmacêutica e Bioquímica CRF-SP 22143

A diarreia pode levar à perda de peso. Quando ela acontece de repente, isso ocorre principalmente devido à perda de água, que pode causar desidratação.

Já quando a diarreia é constante, além da perda de água, ela pode prejudicar a absorção dos nutrientes. Por isso, a diarreia pode trazer vários problemas de saúde, não sendo uma boa forma de emagrecer.

Causas possíveis para a diarreia incluem:

  • Infecção viral, bacteriana, por parasitas ou intoxicação alimentar: podem provocar diarreia aguda;
  • Uso de alguns medicamentos como laxantes, antiácidos com magnésio ou antibióticos: podem provocar diarreia aguda ou crônica, dependendo de como são usados;
  • Problemas intestinais e endócrinos: podem causar diarreia constante;
  • Síndromes de má absorção, como doença celíaca, insuficiência pancreática, intolerância a carboidratos (como a lactose): podem causar diarreia frequente.

Alguns alimentos podem aumentar a diarreia, como os que contém cafeína (café, chás e refrigerantes), manitol e xilitol (como alguns medicamentos, chicletes e balas). Comer frutas em excesso também pode aumentar a diarreia. Veja o que comer quando está com diarreia.

Quando a diarreia for muito intensa, frequente ou estiver acompanhada de cólica ou febre, é importante consultar um gastroenterologista, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Já no caso de estar querendo emagrecer, não existe nada mais eficaz e seguro que uma dieta adequada, acompanhada de exercícios físicos regulares. Dessa forma, se quer perder peso, consulte um nutricionista e um educador físico.

Nossa recomendação
Consulte um Gastroenterologista para esclarecer todas as suas dúvidas. Não espere, cuide-se com os melhores profissionais.
Marcar consulta
78% dos leitores acham este conteúdo útil (9 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.

Marque consulta com um Gastroenterologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.