Exercícios, como a massagem abdominal e deitar de costas puxando as pernas dobradas sobre o abdome, podem ajudar a eliminar os gases. Além disso, são indicados exercícios físicos aeróbicos de intensidade leve e que podem ser feitos na posição vertical, como bicicleta, ioga ou caminhada.
A atividade física ajuda a estimular a musculatura lisa responsável pelos movimentos intestinais, favorecendo a eliminação dos gases, e também pode ser feita durante a gravidez de acordo com a indicação do obstetra.
Para evitar os gases é recomendado:
- Mastigar bem os alimentos;
- Evitar comer leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilhas) e repolho;
- Diminuir o consumo de bebidas gaseificadas;
- Caminhar por 10 a 15 minutos depois das refeições;
- Fazer exercícios físicos regularmente;
- Evitar permanecer muito tempo deitado.
No entanto, caso seja frequente você ter gases ou existam outros sintomas, é recomendado consultar um gastroenterologista para verificar se existe algum problema de saúde que necessite de tratamento.
Quais as outras formas de eliminar gases?
Outras alternativas para eliminar os gases incluem:
- Massagens abdominais: a auto massagem normalmente é feita com movimentos circulares e leves na barriga, no sentido da direita para a esquerda;
- Posições que favorecem a eliminação de gases: como deitar de barriga para cima e puxar as pernas contra o abdome com os joelhos flexionados;
- Alimentação balanceada: aumentando o consumo de água e alimentos menos gordurosos, o que facilita a digestão.
Em alguns casos, o médico também pode indicar medicamentos para estimular o trânsito intestinal ou a digestão, auxiliando na eliminação dos gases.