A pangastrite enantematosa leve é um tipo de inflamação da mucosa do estômago, que pode provocar sintomas como desconforto no abdome, azia, náusea, sensação de barriga cheia ou falta de apetite em alguns casos. O tratamento deve ser específico para a sua causa.
Essa inflamação pode ser causada pelo consumo de bebidas alcoólicas, uso de medicamentos, especialmente anti-inflamatórios como ibuprofeno ou aspirina, infecção pela bactéria H.pylori e doenças autoimunes, por exemplo.
Dependendo da causa da pangastrite leve, o tratamento pode envolver o uso de antibióticos e/ou antiácidos como omeprazol ou pantoprazol, evitar tomar medicamentos anti-inflamatórios ou diminuir o consumo de bebidas alcoólicas.
Caso no resultado da sua endoscopia seja verificada uma pangastrite enantematosa leve, o ideal é consultar o gastroenterologista ou clínico geral que indicou o exame para uma avaliação mais detalhada do resultado e iniciar o tratamento adequado.
Quando devo me preocupar?
Embora nem sempre seja preocupante, a pangastrite pode levar ao surgimento de úlceras gástricas e sangramentos, além de aumentar o risco de câncer de estômago, quando não tratada.
Assim, é importante que a sua causa seja identificada e o tratamento seja feito de acordo com as orientações do médico para evitar o desenvolvimento de complicações.