O que podem ser bolinhas brancas na garganta?

“Quando tenho mau hálito, noto umas bolinhas brancas na minha garganta que parecem “massinhas”. Eu tiro, mas elas voltam depois de um tempo. O que podem ser essas bolinhas brancas na garganta?”

Dr. Flávio Sakae Otorrinolaringologista CRM 100700-SP

As bolinhas brancas na garganta, especificamente nas amígdalas, normalmente são cáseos amigdalianos, que são formados pelo acúmulo e calcificação de microrganismos, resíduos de alimentos e células mortas descamadas neste local.

Embora geralmente não causem sintomas, os cáseos amigdalianos podem provocar mau hálito, desconforto para engolir ou sensação de corpo estranho na garganta, por exemplo, e voltar a se formar após a sua remoção em alguns casos.

No entanto, os cáseos amigdalianos tendem a se soltar naturalmente, sendo normalmente recomendado apenas a realização de gargarejos com água morna e sal e escovar os dentes regularmente para controlar o mau hálito. Entenda melhor como é feito o tratamento dos cáseos amigdalianos.

Para saber o que podem ser as bolinhas brancas na sua garganta, o ideal é consultar um otorrinolaringologista. Especialmente em caso de cáseos amigdalianos persistentes e/ou grandes, o médico pode indicar o seu tratamento por meio da cirurgia para remover as amígdalas.

Nossa recomendação
Consulte um Otorrinolaringologista para esclarecer todas as suas dúvidas. Não espere, cuide-se com os melhores profissionais.
Parceria com Marcar consulta
75% dos leitores acham este conteúdo útil (8 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.

Marque consulta com um Otorrinolaringologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.