Atrofia com inflamação no resultado do preventivo são alterações nas células do colo do útero consideradas normais em mulheres no climatério. Normalmente, quando não estão associadas a atipias, estas alterações não alteram a rotina do rastreamento.
Especialmente em mulheres na menopausa, a atrofia com inflamação no resultado do preventivo frequentemente é causada por vaginite atrófica, que é resultado da queda dos níveis de estrogênio no organismo. Confira o que é vaginite atrófica e os sintomas.
No entanto, em alguns casos, o médico pode indicar realizar o preventivo novamente devido à atrofia. Neste caso, o exame normalmente é repetido após usar um creme vaginal com estrogênio por cerca de 3 semanas para confirmar o resultado.
Assim, para saber o que o significa a atrofia com inflamação no resultado do seu preventivo, o ideal é consultar um ginecologista. Além disso, existem outras alterações que podem estar presentes no resultado do exame e, por isso, é importante que ele seja avaliado detalhadamente.