A flora bacteriana são as bactérias boas que naturalmente estão presentes em alguns lugares do corpo, como na uretra. Estas bactérias não costumam ser detectadas no exame de urina. Por isso, quando o exame de urina diz que existe "flora bacteriana discreta", essas bactérias geralmente são sinal de infecção urinária.
Quando não são verificadas outras alterações no exame de urina além da flora bacteriana discreta (como a presença de leucócitos ou nitrito), isso pode indicar a contaminação da amostra de urina durante a coleta. Por isso, o exame deve ser repetido.
Alguns sintomas que são esperados de existir junto com a alteração no exame, no caso de uma infecção urinária, são:
- Vontade constante de urinar;
- Sensação de peso na bexiga;
- Dor ou ardor ao urinar.
Além disso, a cor e o cheiro da urina também podem estar alterados, podendo até sair um pouco de sangue ao se limpar. A infecção pode ainda causar febre. Entretanto, em alguns casos, também pode não causar sintomas. Saiba mais sobre os sintomas de infecção urinária.
O exame de urina é realizado principalmente para investigar a presença de infecções urinárias. Ele, inclusive, ajuda o médico a selecionar o melhor antibiótico para tratar a infecção. Por isso, se o resultado veio alterado, o ideal é que consulte um urologista ou fale com o médico que pediu o exame.