AVF é uma abreviação que significa anteversoflexão, que é uma variação da posição anatômica do útero. Quando o útero está em AVF significa que está inclinado para frente, como se estivesse "dobrado" nesta direção, sendo sua posição mais comum.
Outras posições uterinas que também podem ser verificadas nos exames são a medioversão, em que o útero está na posição mediana do corpo, e a retroversão, quando se encontra voltado para trás, e normalmente não causam problemas.
Se no seu exame foi verificado um útero em AVF, significa que o útero está na sua posição mais comum. No entanto, o ideal é consultar o ginecologista ou clínico geral que indicou o exame para avaliar mais detalhadamente o seu resultado.
Importância de avaliar a posição do útero
Todas as três variações da posição do útero são consideradas normais. No entanto, a retroversão é mais frequente em caso de problemas como endometriose e doença inflamatória pélvica.
Além disso, algumas mulheres com o útero em retroversão podem ter sintomas como cólicas intensas durante o período menstrual, dor durante a relação sexual e incontinência urinária.
Assim, em alguns casos, o médico pode indicar a realização de fisioterapia pélvica, uso de pessário e, algumas vezes, a cirurgia para corrigir a posição do útero e aliviar os sintomas.