Se pisou num prego enferrujado, deve lavar a ferida com água e sabão, cobrir o ferimento e procurar um serviço de saúde. Além de realizar a limpeza do local, o médico também pode indicar a vacina contra o tétano e/ou o soro antitetânico em alguns casos.
Ao pisar em um prego enferrujado existe um alto risco de tétano, porque a bactéria causadora, conhecida como Clostridium tetani, pode estar presente em objetos de metal (mesmo que não enferrujados), madeira ou vidro ou no solo e penetrar no corpo através de ferimentos.
Dependendo do histórico de saúde da pessoa, doses já tomadas da vacina antitetânica e tipo de ferimento, pode ser indicada uma dose de reforço da vacina contra o tétano, completar o esquema desta vacina e/ou usar o soro antitetânico para prevenir a doença.
O tétano é uma doença grave que pode causar sintomas como espasmos musculares e dificuldade para se movimentar ou respirar. Por isso, em caso de suspeita de tétano, é recomendado procurar uma emergência ou consultar um infectologista para uma avaliação.