Estou com dengue, quanto dias de atestado posso receber?

“Estou com dengue e pensei em ir ao médico pedir um atestado porque tem sido muito ruim trabalhar doente. Quantos dias de atestado posso receber?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM 1101544-RJ

Uma pessoa com dengue normalmente recebe entre 3 e 10 dias de atestado quando os sintomas apresentados justificam o seu afastamento do trabalho. No entanto, o número de dias depende da gravidade dos sintomas e o afastamento em caso de dengue nem sempre é necessário.

Na maioria dos casos, o tratamento da dengue é feito apenas com uso de medicamentos para aliviar os sintomas, como a dor de cabeça e/ou febre, e medidas como beber bastantes líquidos. Nem sempre, é necessário que a pessoa fique em casa durante todo o período do tratamento. Entenda melhor como é o tratamento da dengue.

Para dar o atestado, o médico normalmente avalia detalhadamente a gravidade dos sintomas e a capacidade da pessoa para o trabalho que desempenha. Além disso, normalmente não é necessário realizar testes para confirmar o diagnóstico de dengue.

Nossa recomendação
O número de dias de atestado em caso de dengue normalmente varia de 3 a 10, mas para você saber se pode receber o atestado, o ideal é consultar um infectologista ou clínico geral. O afastamento do trabalho em caso de dengue nem sempre é necessário.
Qual médico consultar: Infectologista
Marcar consulta
0% dos leitores acham este conteúdo útil (2 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Infectologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.