Tomar anticoncepcional durante muito tempo faz mal?

“Uso anticoncepcional há mais de 10 anos. Desde o início que ouço vários relatos, falando que não pode usar a pílula por muito tempo, pois pode fazer mal. Isso é verdade?”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392-SP

Tomar anticoncepcional durante muito tempo não faz mal à saúde. Se você estiver bem adaptada à pílula, não sofrer efeitos colaterais e tomar o anticoncepcional com acompanhamento do seu médico de família ou ginecologista, pode usar o medicamento continuamente, pelo tempo que desejar e sem necessidade de trocar de pílula.

Porém, apesar do anticoncepcional ser seguro, o seu uso por tempo prolongado produz um pequeno aumento da pressão arterial, que volta ao normal com a suspensão do medicamento. Por essa razão, recomenda-se que mulheres hipertensas utilizem um método contraceptivo não-hormonal, pois mesmo um pequeno aumento da pressão arterial pode ser prejudicial para quem tem hipertensão.

Também se sabe que o aumento do risco de trombose é um dos efeitos colaterais possíveis do anticoncepcional, sendo quatro vezes maior quando comparadas com mulheres que não tomam a pílula.

Apesar de alguns riscos, que são avaliados pelo médico de acordo com a história clínica de cada paciente, o anticoncepcional pode trazer alguns benefícios para algumas mulheres, como:

  • Prevenção de câncer de ovário e de útero;
  • Diminuição do fluxo menstrual, das cólicas e da TPM.

Para maiores esclarecimentos sobre os riscos e benefícios do uso de anticoncepcional oral, consulte um ginecologista ou o seu médico de família.

Nossa recomendação
O uso prolongado (por vários anos) do anticoncepcional não faz mal a saúde. No entanto, em caso de dúvida, é sempre importante consultar um ginecologista. Esse é o médico mais indicado para esclarecer todas as dúvidas e orientar sobre a contracepção.
Qual médico consultar: Ginecologista
Marcar consulta
50% dos leitores acham este conteúdo útil (2 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.