A inflamação no útero pode ser perigosa, dependendo da sua causa e localização. A inflamação do colo uterino, ou cervicite, normalmente é menos grave, mas pode ser causada por infecções que, quando não tratadas, podem afetar também outras partes do útero.
Neste caso, a inflamação uterina é conhecida como doença inflamatória pélvica e pode aumentar o risco de complicações como dor pélvica crônica, infertilidade ou gravidez ectópica e, nos casos mais graves, colocar a vida da mulher em risco.
Especialmente em caso de infecções, é comum o tratamento para a inflamação no útero ser feito com antibióticos como azitromicina, doxiciclina e/ou ceftriaxona e, em alguns casos, necessitar ser feito com a pessoa internada no hospital.
Se você está com uma inflamação no útero, deve fazer o tratamento de acordo com as orientações do seu médico e, caso não apresente sinais de melhora, o ideal é consultar o ginecologista novamente.
Sintomas de inflamação no útero
A inflamação no útero pode provocar sintomas como:
- Corrimento amarelado e com mau cheiro;
- Dor ou sangramento vaginal durante as relações sexuais;
- Dor no baixo ventre;
- Sangramento fora do período menstrual;
- Febre.
Mesmo que a inflamação no útero não pareça ser grave ou cause poucos sintomas, é importante fazer o tratamento de acordo com as orientações do médico para evitar o risco de complicações.