As meias de compressão para corrida normalmente são altas, indo até o joelho, e realizam uma compressão progressiva, promovendo aumento da circulação sanguínea, da força muscular e diminuindo a fadiga, por exemplo.
Esse tipo de meia é mais indicado para aquelas pessoas que fazem treinos longos e provas mais pesadas, no entanto, é importante alternar o seu uso, pois podem diminuir a capacidade de adaptação do músculo aos impactos.
As meias de compressão podem ser recomendadas em casos de doenças relacionadas à circulação sanguínea, uma vez que melhoram a circulação e o fluxo de oxigênio. Assim, além de ser utilizada nas corridas, pode, ser utilizadas na prevenção e tratamento de doenças. Veja para que serve e quando usar a meia de compressão.
Para que serve
As meias de compressão para corrida servem para:
- Aumentar a força e resistência muscular, reduzindo o risco de lesões e melhorando a performance;
- Diminuir a fadiga muscular;
- Aumentar a circulação sanguínea e do fluxo de oxigênio;
- Acelerar o processo de degradação de lactato, evitando que o músculo fique muito dolorido após o treino.
As meias de compressão podem ser utilizadas para corridas longas e intensas, de acordo com as orientações do médico do esporte, fisioterapeuta esportivo ou profissional de educação física.
Como funciona
Os benefícios das meias acontecem devido à posição das fibras elásticas, que estão dispostas longitudinal e transversalmente, o que torna a compressão homogênea e evita que o músculo vibre ou oscile muito durante o exercício, uma vez que as vibrações de impacto são enviadas ao longo dos músculos, podendo resultar em desgaste e sobrecarga muscular, o que pode levar à ocorrência de lesões.
Quando não usar
Apesar de possuírem muitos benefícios e melhorar a performance do atleta, o uso constante das meias de compressão podem fazer com que o músculo perca sua capacidade adaptativa e oscilatória, aumentando os risco de lesões quando o exercício é feito em outro ambiente ou a pessoa não usa a meia, por exemplo.
Além disso, as meias de compressão são mais caras do que as comuns e podem gerar desconforto ou calor de acordo com a sua altura. É importante que a meia realize uma compressão progressiva, sendo mais apertado no tornozelo e um pouco mais folgada no joelho, evitando bolhas, por exemplo.
Por isso, as meias de compressão para a corrida devem ser utilizadas de forma alternada, em dias mais frios e, de preferência, em treinos ou provas longas e quando o corpo está cansado ou indisposto.
Leia também: Corrida para iniciantes: como começar (com planilha de treino) tuasaude.com/corrida-para-iniciantes