Melasma na gravidez é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas marrons ou cinza-azuladas na pele da mulher, sendo mais comuns na região do rosto, incluindo testa, bochecha e nariz.
Também conhecido como cloasma gravídico, o melasma na gravidez é causado por alterações normais na concentração de estrogênio e progesterona no organismo da mulher nesta fase.
Leia também: Cloasma gravídico: o que é, como identificar e por que aparece tuasaude.com/cloasmaO melasma na gravidez pode sumir em até um ano após o parto, não sendo geralmente indicado nenhum tratamento. No entanto, o dermatologista pode recomendar o uso de cremes com vitamina C e ácido azelaico, para aliviar as manchas do melasma.
Como identificar
O melasma na gravidez pode ser identificado pela presença das seguintes características:
- Manchas marrom-claras ou escuras na pele;
- Manchas com formato irregular;
- Manchas que não coçam ou doem.
Em pessoas com tons de pele mais escuros, o melasma pode aparecer na cor cinza-azulada.
As manchas do melasma na gravidez surgem principalmente no rosto, incluindo testa, bochecha, queixo, nariz e acima do lábio superior. Mas também podem aparecer no maxilar, pescoço, braços e barriga, por exemplo.
Quando aparece
O melasma pode aparecer entre o primeiro e segundo trimestre da gravidez. Essa condição acontece devido a alterações hormonais comuns deste período, principalmente na concentração de estrogênio e progesterona.
O aumento do estrogênio no organismo, também aumenta a concentração de melanina, que é a substância que dá a cor à pele, deixando, por isso, a pele mais escura em algumas áreas.
Leia também: Mancha marrom na pele: 9 causas (e o que fazer) tuasaude.com/mancha-marrom-na-peleAlém disso, a exposição ao sol sem proteção, também pode deixar as manchas no melasma mais visíveis, já que os raios solares também podem estimular a produção de melanina.
Como tratar o melasma na gravidez
Normalmente o tratamento do melasma na gravidez com medicamentos não é indicado, pois essa condição pode desaparecer até um ano após o parto. Assim, o médico pode recomendar apenas o uso diário do protetor solar.
No entanto, em alguns casos, o dermatologista poderá indicar o uso de cremes, como os que contêm vitamina C ou ácido azelaico, em baixas concentrações, para ajudar a diminuir as manchas.
Após o parto, caso não haja melhora do melasma e a mulher não esteja amamentando, o médico pode indicar o uso de cremes ou loções contendo hidroquinona ou retinoides e tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento. Conheça outras opções de tratamento para melasma.
Melasma na gravidez some?
Sim, o melasma na gravidez normalmente some em um período de até um ano após o parto, sem a necessidade de tratamento.
No entanto, em algumas mulheres, o melasma pode permanecer após o parto e o tratamento pode ser indicado.
Como evitar o melasma na gravidez
Algumas dicas que podem ajudar a evitar o melasma na gravidez são:
- Evitar a exposição ao sol entre 10:00 e 16:00;
- Usar protetor solar diariamente;
- Evitar a exposição ao calor e câmaras de bronzeamento artificial;
- Usar roupas chapéus, guarda-sóis e sombrinhas.
Essas medidas podem ajudar a prevenir o surgimento do melasma ou evitar que essa condição seja agravada.