Memantina é um remédio indicado para o tratamento da doença de Alzheimer pois age reduzindo a ação de substâncias químicas no cérebro, o que ajuda a melhorar a memória de pessoas com Alzheimer.
Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos de 10 mg, com os nomes comerciais Ebixa, Zider, Maizher, Alois, Kamppi ou Heimer, ou como genérico sob a designação “cloridrato de memantina”.
A memantina deve ser usada com indicação médica, podendo ser oferecida gratuitamente pelo SUS, desde que tenha indicação médica, ou ser comprada em farmácias ou drogarias mediante apresentação de prescrição médica, e retenção da receita pela farmácia.
Para que serve
A memantina, ou cloridrato de memantina, é indicada para o tratamento dos casos moderados a graves da doença de Alzheimer.
Memantina faz dormir?
A memantina tem como efeito colateral a sonolência, portanto pode fazer a pessoa dormir. No entanto, esse efeito colateral varia de uma pessoa para outra, podendo em alguns casos causar insônia.
Além disso, é importante ressaltar que a memantina não é indicada para distúrbios do sono, sendo nesse caso, recomendado consultar o médico do sono para realizar o tratamento mais adequado. Veja alguns remédios indicados para dormir.
Como tomar
A memantina deve ser tomada por via oral, como um copo de água, antes ou após uma refeição. O comprimido da memantina pode ser partido, mas não deve ser mastigado.
A posologia da memantina para adultos, varia de acordo com a semana de tratamento e a orientação médica, sendo normalmente recomendado:
A alteração das doses da memantina só devem ser feitas com orientação do médico, em consultas regulares, o que permite ao médico avaliar os benefícios, a resposta e tolerância ao tratamento.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com a memantina são confusão mental, tontura, dor de cabeça, sonolência, fadiga, tosse, dificuldade de respirar, constipação, vômito, aumento da pressão, dor nas costas.
As reações menos comuns incluem falência cardíaca, cansaço, infecções fúngicas, confusão, alucinações, vômitos, alterações na forma de andar e coagulação sanguínea venosa como trombose e tromboembolia.
Quem não deve usar
A memantina não deve ser usada por menores de 18 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham doença renal grave, ou que estejam em tratamento com amantadina, quetamina ou dextrometorfano.
Esse remédio também não deve ser usado por pessoas com alergia à memantina ou qualquer outro componente da fórmula.
Durante o uso da memantina não é recomendado consumir bebidas alcoólicas.