A menstruação com cheiro forte pode ser causada por esquecer o absorvente interno por muito tempo, má higiene íntima, vaginose bacteriana, tricomoníase ou câncer de colo de útero.
Dependendo da sua causa, a menstruação pode ter cheiro metálico, de peixe podre ou semelhante a carne podre, e estar acompanhado de sintomas, como coceira vaginal, dor ou ardor ao urinar ou dor pélvica.
Leia também: Menstruação: o que é, quanto tempo dura (e alterações comuns) tuasaude.com/menstruacaoÉ importante consultar o ginecologista sempre que a menstruação com cheiro forte é acompanhada de outros sintomas, para que seja identificada a causa e iniciado o tratamento mais adequado.
Qual o cheiro normal da menstruação?
O cheiro normal da menstruação é cheiro de sangue, semelhante a um cheiro metálico, devido a presença de ferro.
No entanto, quando a menstruação tem cheiro forte, pode ser indicativo de infecções ou até câncer de colo de útero.
Nesses casos, é importante consultar o ginecologista para identificar a causa da menstruação com cheiro forte e, se necessário, indicar o tratamento mais adequado.
12 causas de menstruação com cheiro forte
As principais causas de menstruação com cheiro forte são:
1. Esquecer o absorvente interno
A menstruação com cheiro forte, semelhante a carne podre, decomposta ou de animal morto, pode ser causada por esquecer acidentalmente o absorvente interno por muito tempo no canal vaginal.
Além disso, o copo coletor ou o disco menstrual usados por tempo prolongado também podem causar cheiro forte na menstruação.
No caso do absorvente interno, caso o esquecimento seja maior que 8 horas, pode resultar na síndrome do choque tóxico, com sintomas como febre alta repentina, bolhas na pele, dor de cabeça ou confusão mental.
O que fazer: é recomendado trocar o absorvente interno com mais frequência, a cada 4 horas, para evitar o esquecimento e o mau cheiro na menstruação. Já no caso do copo coletor ou disco menstrual, deve-se retirar e higienizar pelo menos a cada 8 ou 12 horas.
Leia também: Como usar o absorvente interno (O.B) de forma segura tuasaude.com/como-usar-absorvente-interno2. Ficar muito tempo com o absorvente
Ficar muito tempo com o absorvente externo ou calcinha absorvente para menstruação também pode causar menstruação com cheiro forte.
O que fazer: deve-se trocar o absorvente externo pelo menos a cada 4 horas, ou sempre que for necessário. A calcinha absorvente menstrual deve ser trocada pelo menos a cada 12 horas.
3. Má higiene íntima
A má higiene íntima durante a menstruação pode deixar um cheiro forte de sangue ou menstruação com cheiro podre.
Não higienizar adequadamente a região íntima, principalmente durante a menstruação, pode levar à proliferação de bactérias e fungos, e aumentar o risco de infecções.
O que fazer: é recomendado fazer a higiene íntima pelo menos 2 vezes por dia, com água e sabonete próprio para a região vaginal.
Além disso, durante a menstruação, deve-se realizar a higiene íntima a cada troca de absorvente, evitando o uso de lenços umedecidos ou de duchas vaginais.
4. Suor excessivo
O suor excessivo na região íntima durante a menstruação pode deixar a menstruação com cheiro forte.
Isso ocorre porque o sangue da menstruação se mistura com o suor produzido pelas glândulas sudoríparas e bactérias vaginais.
O que fazer: realizar a higiene íntima pelo menos de manhã e à noite, e após a prática de atividades físicas, ajuda a reduzir ou evitar o cheiro forte de suor misturado com a menstruação.
5. Presença de ferro no sangue
A presença de ferro no sangue menstrual pode deixar a menstruação com cheiro forte, sendo geralmente um cheiro metálico ou doce.
O que fazer: a presença de ferro no sangue menstrual é normal, não sendo motivo de preocupação. No entanto, caso o cheiro não melhore após a menstruação, deve-se consultar o ginecologista para uma avaliação e verificar se existe algum problema de saúde.
6. Vaginose bacteriana
A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal causada pela bactéria Gardnerella vaginalis, que se desenvolve excessivamente quando existe desequilíbrio da flora vaginal.
Essa infecção pode causar menstruação com cheiro de peixe podre, além de sintomas como coceira intensa, queimação ao urinar, e corrimento branco ou acinzentado.
O que fazer: o tratamento da vaginose bacteriana deve ser feito com orientação do ginecologista, que pode indicar o uso de remédios na forma de pomadas ou óvulos, ou comprimidos para ingestão oral, como o metronidazol.
Leia também: Tratamento para vaginose bacteriana tuasaude.com/tratamento-para-vaginose-bacteriana7. Tricomoníase
A tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível (IST), que pode também pode causar menstruação com cheiro de peixe podre.
Além disso, outros sintomas são corrimento esverdeado ou amarelado, vermelhidão na região genital, dor ao urinar, coceira e presença de pequenos sangramentos vaginais fora do período menstrual.
Essa infecção é causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, sendo transmitida através do contato íntimo desprotegido.
Leia também: 8 sintomas de tricomoníase no homem e na mulher tuasaude.com/sintomas-de-tricomoniaseO que fazer: deve-se consultar o ginecologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento que normalmente é feito com o uso de antibióticos, como o metronidazol.
Além disso, é importante evitar o contato íntimo durante o tratamento, e é recomendado que o parceiro sexual também realize o tratamento mesmo que não apresente sintomas da infecção, para evitar a reinfecção.
8. Clamídia
A clamídia é outra infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis que normalmente causa sintomas como corrimento amarelado, dor e ardor ao urinar, dor e sangramento durante o contato íntimo ou dor pélvica.
Além disso, durante a menstruação o cheiro pode ficar mais forte, semelhante a peixe ou pus.
Leia também: 8 sintomas de clamídia feminina e masculina (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-clamidiaO que fazer: o tratamento da clamídia é feito pelo ginecologista com o uso de antibióticos, como azitromicina ou doxiciclina. Veja mais detalhes do tratamento da clamídia.
Durante o tratamento da clamídia, é recomendado evitar o contato íntimo e o parceiro(a) também deve fazer o tratamento.
9. Gonorreia
A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que causa o surgimento de corrimento amarelado semelhante a pus, e que às vezes pode apresentar cheiro ruim.
Essa IST também pode causar menstruação com cheiro forte, semelhante a peixe ou cogumelo, dor ou ardor ao urinar e incontinência urinária.
Leia também: 27 sintomas de gonorreia (feminina, masculina e no bebê) e teste online tuasaude.com/sintomas-da-gonorreiaO que fazer: deve-se consultar o ginecologista para avaliação e iniciar o tratamento com antibióticos, como azitromicina ou ceftriaxona, por exemplo.
Além disso, o parceiro sexual também deve consultar um médico para iniciar o tratamento e deve-se evitar o contato íntimo durante o tratamento da gonorreia. Veja como é feito o tratamento para gonorreia.
10. Doença inflamatória pélvica
A doença inflamatória pélvica (DIP) é uma inflamação do trato genital superior, incluindo útero, ovários e tubas uterinas, se espalhando por uma grande área pélvica, causada principalmente por IST’s, como gonorreia ou clamídia, que não foram devidamente tratadas.
A DIP pode causar menstruação com mau cheiro, corrimento amarelado ou esverdeado, febre acima de 38ºC, dor pélvica e até sangramento vaginal fora do período menstrual. Veja outras causas do sangramento fora do período menstrual.
O que fazer: deve-se fazer o tratamento com antibióticos indicados pelo ginecologista. Além disso, deve-se evitar o contato íntimo durante o tratamento. Saiba mais sobre o tratamento da doença inflamatória pélvica.
11. Pré-menopausa
Devido as alterações hormonais que surgem na pré-menopausa, também chamada perimenopausa, a mulher pode apresentar alterações no ciclo menstrual, secura vaginal e menstruação com cheiro forte.
Além disso, outros sintomas que podem surgir na perimenopausa são ondas de calor suor excessivo ou palpitações cardíacas.
Leia também: Pré-menopausa: o que é, sintomas e o que fazer tuasaude.com/pre-menopausaO que fazer: a pré-menopausa é uma fase normal da vida da mulher e nem sempre precisa de tratamento. No entanto, o ginecologista pode indicar o uso de pílulas anticoncepcionais ou o DIU hormonal, para regularizar o ciclo menstrual até que ocorra a menopausa.
12. Câncer de colo de útero
O câncer de colo de útero é um tumor maligno causado pelo HPV que pode causar menstruação com cheiro forte, semelhante a carne podre.
Isso pode ocorrer devido a saída pela vagina de uma mistura do sangue menstrual com células tumorais.
Leia também: 6 sintomas de câncer no útero (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-cancer-no-uteroO que fazer: o tratamento do câncer de colo de útero é feito pelo ginecologista através da conização ou cirurgia para retirada do útero.
Além disso, se necessário o oncologista pode indicar a quimioterapia ou radioterapia, por exemplo, para complementar o tratamento feito pelo ginecologista. Veja como é feito o tratamento do câncer de colo de útero.