A menstruação preta ou escura e em pouca quantidade normalmente é normal e não indica qualquer tipo de problema de saúde, especialmente se surgir no início ou no final da menstruação.
No entanto, quando este tipo de menstruação é recorrente, pode também ser sinal de alterações hormonais, problemas no útero, estresse ou doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo.
O ideal é que sempre que a coloração da menstruação provoca algum tipo de dúvida, se faça uma consulta com o ginecologista, para entender se existe alguma causa que precise de tratamento mais adequado. Veja as principais dúvidas sobre a menstruação.
8 causas de menstruação preta
A menstruação preta, escura ou tipo borra de café, pode ser causada por:
1. Alterações emocionais
Algumas alterações do estado emocional da mulher, como excesso de estresse ou desenvolvimento de depressão, podem afetar a estrutura do útero, diminuindo a espessura das suas paredes.
Como consequência, há atraso na descamação das parede uterina, facilitando a oxidação do sangue e tornando a menstruação mais escura.
O que fazer: é importante investir em atividades que ajudem a promover a sensação de bem estar, como praticar atividade física ou outras atividades que ajudem a relaxar.
2. Alterações hormonais
Quando surgem alterações hormonais provocadas por problemas de tireoide é muito comum que a menstruação fique preta ou escura e em pouca quantidade.
O que fazer: no caso da menstruação preta ou escura ser devido a problemas na tireoide, é importante que sejam verificados os níveis de hormônios da tireoide para que o ginecologista possa indicar o melhor tratamento caso haja necessidade.
Leia também: Menstruação marrom: 14 causas (e o que fazer) tuasaude.com/menstruacao-marrom3. Menopausa
A menopausa é a fase caracterizada pelo fim reprodutivo da mulher, com ausência de menstruação por 12 meses seguidas.
No entanto, na fase pré-menopausa ou perimenopausa, a mulher pode ter menstruação irregular ou menstruação preta ou escura, podendo também sentir ondas de calor, alterações do humor ou dificuldade para dormir.
O que fazer: dependendo dos sintomas associados à menopausa, o ginecologista pode recomendar a terapia de reposição hormonal. Saiba como é feita e quando é indicada a terapia de reposição hormonal.
4. Troca de anticoncepcional
A menstruação preta ou escura também pode surgir ao trocar a pílula anticoncepcional ou quando a mulher já não está amamentando com muita frequência e a pílula da amamentação não está sendo suficiente para não haver nenhum sangramento.
O que fazer: não é necessário realizar qualquer tipo de tratamento, no entanto, caso outros sintomas estejam presentes, é importante consultar o ginecologista para que possa ser feita uma avaliação.
5. Infecções sexualmente transmissíveis
Algumas infecções sexualmente transmissíveis (IST's) causadas por bactérias, como clamídia e gonorreia, podem provocar uma degradação mais rápida do sangue da menstruação, tornando o sangue menstrual preto ou mais escuro.
Além disso, este tipo de menstruação geralmente é acompanhada de cheiro fétido, corrimento marrom antes ou depois da menstruação, dor pélvica e febre acima de 38º C. Confira outros sinais e sintomas que podem indicar alguma IST.
O que fazer: é importante que o ginecologista seja consultado para que possa ser iniciado o tratamento com o antibiótico mais adequado, de acordo com o tipo de IST.
Além disso, é recomendado que o casal realize o tratamento, mesmo que não existam sintomas, pois dessa forma é possível prevenir reinfecção.
6. Endometriose
A endometriose consiste no crescimento de tecido endometrial fora do útero, podendo provocar fortes dores na região pélvica e sangramento preto ou escuro, tipo borra de café, que podem acontecer tanto durante o ciclo menstrual como fora do ciclo.
Nestes casos, a menstruação além de preta ou escura também é mais prolongada, podendo demorar mais de 7 dias para acabar.
O que fazer: em caso de suspeita deve-se ir ao ginecologista para que possam ser realizados exames que avaliam o útero e a região pélvica como um todo e, assim, seja possível verificar a gravidade da endometriose e a necessidade de realizar cirurgia para tratar a endometriose.
7. Pós-parto
Uma outra situação em que a menstruação escura ou preta é normal, é no período pós-parto em que o útero demora cerca de 45 dias, para voltar ao tamanho normal, havendo sangramento durante todo esse período.
Nessa fase esse sangramento, não é exatamente a menstruação, mas a coloração é escura e pode confundir muitas mulheres, mas esta é uma situação normal e esperada.
Leia também: Menstruação pós-parto: quando volta e alterações comuns tuasaude.com/menstruacao-pos-gravidezO que fazer: caso o sangramento seja persistente e seja verificado o aparecimento de outros sintomas, é importante consultar o ginecologista para que seja feita uma avaliação e, assim, ser possível saber se é normal ou se é necessário realizar tratamento.
8. Gravidez
A presença de um pequeno sangramento rosa, marrom ou vermelho escuro é considerado normal nas primeiras semanas de gravidez, sendo normalmente indicativo de que o embrião foi implantado na parede do útero.
No entanto, quando a "menstruação" preta ou escura acontece nas fases finais da gravidez ou é acompanhada por outros sintomas como dor abdominal, do no ombro, tontura ou cansaço excessivo, pode ser indicativo de gravidez ectópica ou aborto.
O que fazer: caso a menstruação escura acontece mais para o fim da gestação, é importante que o médico seja consultado imediatamente para que sejam feitos exames que permitam avaliar o desenvolvimento da gravidez e possa ser identificada a causa dos sintomas.
Leia também: Menstruação na gravidez: principais causas e o que fazer tuasaude.com/menstruacao-na-gravidez