Meperidina é analgésico opioide indicado para o tratamento da dor moderada a intensa causada por infarto, câncer, cirurgias, tetania uterina ou espasmos do colo uterino durante trabalho de parto.
Esse remédio, também conhecido como petidina, impede a transmissão do impulso doloroso no sistema nervoso central, de forma semelhante à morfina, ajudando a aliviar a dor intensa.
Leia também: Opioides: o que são, para que servem, tipos e efeitos colaterais tuasaude.com/opioidesA meperidina é encontrada na forma de injeção, com os nome comercial Demerol ou Dolosal, usada somente em hospitais, aplicada pelo enfermeiro sob supervisão médica.
Para que serve
A meperidina é indicada para dor aguda a intensa causada por:
- Infarto agudo do miocárdio;
- Câncer;
- Glaucoma agudo;
- Pós-operatório;
- Tetania uterina.
Além disso, a meperidina pode ser indicada para a rigidez ou espasmos do orifício do colo do útero durante trabalho de parto ou cólicas agudas do trato gastrointestinal, urológico, da vesícula biliar ou de vasos sanguíneos.
A meperidina também pode ser usada como medicação pré-anestésica.
Como usar
A meperidina (petidina) deve ser usada através da aplicação diretamente no músculo, na veia ou sob a pele pelo enfermeiro, no hospital, sob supervisão médica.
A dose recomendada para adultos varia com a via de aplicação, que inclui:
Essas doses podem ser repetidas a cada 3 a 4 horas, se necessário, conforme indicação médica.
Nos casos de insuficiência hepática ou renal, a dose da meperidina deve ser reduzida pelo médico.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da meperidina são tontura, confusão mental, pressão baixa, soluço, broncoespasmo ou vômito principalmente quando aplicada na veia.
Além disso, como em qualquer analgésico opioide, a meperidina pode causar sedação, euforia ou parada respiratória, especialmente quando utilizada em dose superior à recomendada pelo médico.
A meperidina pode causar dependência, por isso só é usada para dor moderada a grave agudas, não devendo ser usada para dor crônica.
Leia também: Dor crônica: o que é, principais tipos e tratamento tuasaude.com/o-que-e-dor-cronicaQuando não usar
A meperidina não deve ser usada por crianças, adolescentes ou mulheres em amamentação.
Além disso, esse remédio também não deve ser usado por pessoas que têm dependência de remédios opioides, insuficiência respiratória grave ou alergia à meperidina ou qualquer outro componente da injeção.
A meperidina é contraindicada para ser usada junto com remédios inibidores da monoaminoxidase (IMAO), devendo-se nesse caso esperar pelo menos 14 dias após o término do tratamento com os IMAO para iniciar o tratamento com a meperidina.