Merthiolate: para que serve e como usar

Merthiolate é antisséptico indicado para a desinfecção ou limpeza de pequenas feridas na pele, como cortes ou arranhões, pois contém digliconato de clorexidina, que impede a multiplicação de bactérias da pele, evitando ou tratando infecções.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse antisséptico pode ser encontrado na forma de spray ou solução tópica de 1%, para aplicar diretamente na pele, podendo ser usado por adultos ou crianças.

Além disso, o Merthiolate pode ser encontrado na forma de pomada, contendo dexpantenol e vitamina A e E, com ação cicatrizante, podendo ser usado para ajudar na cicatrização de queimaduras e tatuagens.

Homem aplicando spray antisseptico no corte na pele

Para que serve

O Merthiolate é indicado para:

  • Desinfetar e limpar machucados e pequenos ferimentos, como cortes e arranhões;
  • Ajudar na cicatrização de queimaduras ou tatuagens;
  • Melhora a aparência e textura de cicatrizes causadas por cortes ou arranhões.

O uso do Merthiolate varia de acordo com sua composição, pois como antisséptico é encontrado como solução ou spray contendo clorexidina, já a pomada possui dexpantenol e vitamina A e E.

Merthiolate arde?

O Merthiolate antigo arde, pois tinha na sua composição timerosal, uma substância que continha mercúrio, e era vendido como tintura, ou. seja, tinha álcool também na sua composição.

No entanto, a venda de produtos com mercúrio foi proibida pela Anvisa, pois não tinha benefícios para a desinfecção da pele, além de ser tóxico.

Por isso, o Merthiolate mudou a sua formulação, passando a ter digliconato de clorexidina na sua composição, que não arde.

Leia também: Clorexidina: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/clorexidina-merthiolate

Como usar

A forma de usar o Merthiolate varia de acordo com sua apresentação, que inclui:

1. Merthiolate spray

O Merthiolate spray contém digliconato de clorexidina a 1% indicado para feridas na pele, devido sua ação antisséptica.

Para usar o Merthiolate spray é recomendado lavar o ferimento com água e sabão e secar bem e depois aproximar o frasco do spray, cerca de 50 a 10 centímetros do ferimento e acionar a válvula para liberar a solução.

A dose recomendada do Merthiolate spray é de 1 aplicação de 3 a 4 vezes ao dia, até a cicatrização completa da ferida.

Caso necessários, pode-se cobrir a ferida com uma gaze ou outros curativos. Veja como fazer um curativo em casa.

2. Merthiolate solução

O Merthiolate solução aquosa também contém digliconato de clorexidina 1% para uso em feridas.

Para usar esse Merthiolate, pode-se aplicar a solução molhando um algodão limpo e seco ou gaze na solução contida no frasco e aplicar suavemente sobre a ferida, 3 a 4 vezes ao dia.

Apesar desse Merthiolate ter uma "escovinha" para aplicação, é recomendado não usá-la diretamente para aplicação na ferida, pois ao voltar com a escovinha para o frasco pode haver contaminação do produto.

3. Merthiolate cicatrix

O Merthiolate cicatriz é uma pomada cicatrizante que contém dexpantenol e vitamina A e E, que ajuda na cicatrização de queimaduras e tatuagens, e melhora a aparência de cicatrizes de cortes e arranhões.

Para usar o Merthiolate cicatrix, deve-se aplicar uma fina camada da pomada sobre a pele limpa e seca, massageando suavemente até a completa absorção, de 2 a 3 vezes por dia.

Leia também: Pomadas cicatrizantes: 9 melhores opções e quando usar tuasaude.com/pomada-cicatrizante

Merthiolate planta

O Merthiolate planta é uma planta medicinal da espécie Jatropha multifida, usada popularmente para ajudar a cicatrizar feridas e machucados devido suas propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

Normalmente, é usada a seiva presente dentro do caule da planta, diretamente na região afetada da pele.

No entanto, a planta Merthiolate só deve ser usada com orientação médica ou do fitoterapeuta, pois pode causar intoxicação quando usada em excesso.

Leia também: 9 cicatrizantes naturais (e como preparar) tuasaude.com/cicatrizante-caseiro

Possíveis efeitos colaterais

O Merthiolate geralmente é bem tolerado, porém, em casos raros pode ocorrer erupção da pele, vermelhidão, ardor, coceira ou inchaço no local da aplicação.

Além disso, também podem surgir reações alérgicas graves, com sintomas como urticária, inchaço no rosto, boca ou garganta. Nesses casos, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Quem não deve usar

O Merthiolate não deve ser usado por pessoas que têm alergia aos componentes da fórmula.

Além disso, deve ser usado com cautela na região próxima aos olhos e ouvidos. Em caso de contato com os olhos ou ouvidos, deve-se lavar abundantemente com água.

O Merthiolate não deve ser usado por grávidas sem orientação médica.

Vídeos relacionados

QUEIMADURA: o que fazer

03:01 | 178.506 visualizações

LIMPAR FERIDAS · QUAL O MELHOR PRODUTO?

02:28 | 365.756 visualizações

3 DICAS PARA TIRAR CICATRIZ

03:38 | 891.214 visualizações