O meteorismo intestinal é o acúmulo de gases no trato digestivo, causando sintomas como inchaço no abdome, dor ou desconforto abdominal, ruídos intestinais, flatulência e/ou excesso de arrotos.
Embora nem sempre o meteorismo tenha uma causa específica, pode surgir devido à deglutição de ar, hábito de comer rapidamente ou em excesso e ao consumo de alimentos que costumam causar gases, como lentilha ou feijão. Conheça mais alimentos que causam gases.
Em caso de suspeita de meteorismo, é recomendado consultar um gastroenterologista, especialmente se os sintomas persistirem ou forem intensos. O tratamento pode envolver mudanças de hábitos, como não comer rápido ou em excesso, evitar alimentos específicos e, algumas vezes, medicamentos para aliviar o desconforto.
Principais sintomas
Os sintomas mais comuns de meteorismo intestinal são:
- Sensação de que a barriga está cheia;
- Inchaço no abdome;
- Dor ou desconforto abdominal;
- Flatulência e/ou excesso de arrotos;
- Ruídos intestinais;
- Desconforto ao respirar;
- Diminuição do apetite.
Os sintomas do meteorismo intestinal tendem a piorar ao se fazer refeições grandes ou consumir alimentos defumados, frutas e leguminosas como feijão ou ervilha, por exemplo, e tendem a melhorar após a eliminação dos gases. Conheça os sintomas de gases.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de meteorismo intestinal é feito pelo gastroenterologista levando em consideração os sintomas presentes e o exame do abdome, que pode indicar o acúmulo de gases no trato digestório.
Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o gastroenterologista mais próximo utilizando a ferramenta abaixo:
Além disso, o médico normalmente indica exames, como o ultrassom ou raio-x do abdome e colonoscopia, para identificar a causa do meteorismo intestinal.
Possíveis causas
As principais causas de meteorismo intestinal são:
- Aerofagia, que é a deglutição de ar;
- Comer rápido demais ou excessivamente;
- Fermentação de alimentos no intestino por bactérias da flora intestinal;
- Síndrome do intestino irritável;
- Obstrução intestinal.
Nestes casos, pode surgir o acúmulo de gases no trato digestivo, levando ao meteorismo intestinal. No entanto, na maioria das pessoas não é possível identificar uma causa específica para o meteorismo.
Como é feito o tratamento
Na maioria dos casos, o tratamento do meteorismo intestinal é feito com mudanças de hábitos, como evitar beber líquidos durante as refeições ou imediatamente após e comer excessivamente ou muito rápido, para diminuir a deglutição de ar. Veja o que fazer para diminuir a deglutição de ar.
Também se deve evitar o consumo de leguminosas, como lentilha e feijão, algumas verduras, como o repolho e couve, adoçantes artificiais e derivados do leite, que podem aumentar os gases e piorar os sintomas do meteorismo.
Algumas vezes, o médico pode indicar medicamentos, como a simeticona e laxantes para aliviar as dores e o desconforto. Além disso, formas naturais de acabar com os gases, incluem o consumo de gengibre, cominho, salsa e manjericão.
Confira algumas opções de chás que podem ajudar a eliminar os gases e, assim, aliviar os sintomas de meteorismo: