Metformina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Metformina é um antidiabético oral indicado principalmente para o tratamento da diabetes mellitus tipo 1 ou tipo 2, ou síndrome dos ovários policísticos pois melhora a resistência à insulina e reduz os níveis de açúcar no sangue.

Esse remédio pode ser fornecido gratuitamente pelo SUS ou encontrada em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos de 500 mg, 750 mg ou 850 mg ou 1000 mg, como genérico "cloridrato de metformina" ou com o nome comercial Glifage.

A metformina deve ser usada com indicação do endocrinologista, com doses individualizadas e acompanhamento médico regular para avaliar os níveis de glicose no sangue e o surgimento de efeitos colaterais.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A metformina é indicada para o tratamento de:

  • Diabetes tipo 2, usada sozinha ou em associação com outros antidiabéticos orais;
  • Diabetes tipo 1, usada junto com a insulina;
  • Síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Além disso, a metformina pode ser indicada para prevenir diabetes tipo 2 em pessoas com sobrepeso ou pré-diabéticas, quando a dieta e exercícios físicos não foram suficientes para controlar os níveis de açúcar no sangue.

Como funciona

A metformina age reduzindo os níveis de açúcar no sangue, para níveis mais próximos do normal, pois é capaz de melhorar a sensibilidade à insulina, reduzir a produção de glicose pelo fígado e retardar a absorção de glicose dos alimentos pelo intestino.

Além disso, a metformina auxilia na proteção vascular, reduzindo lesões ateroscleróticas, ou seja, o acúmulo de gordura nas artérias, e reduzindo os valores de colesterol total, LDL e triglicerídeos no sangue.

A metformina emagrece?

Em estudos clínicos, a metformina foi associada a uma estabilização do peso corporal ou a uma leve perda de peso.

No entanto, este medicamento não deve ser usado com esta finalidade, a não ser que seja indicado pelo médico, uma vez que pode causar efeitos colaterais.

Como tomar

A metformina deve ser tomada por via oral, com um copo de água, durante ou depois de uma refeição.

A posologia da metformina para adultos varia de acordo com a condição a ser tratada que inclui:

1. Metformina para diabetes tipo 2

A dose inicial recomendada para adultos com diabetes tipo 2 (não dependente de insulina) é de 1 comprimido de 500 mg de metformina, 2 a 3 vezes por dia, ou 1 comprimido de 850 mg, 1 vez ao dia.

Se necessário, essas doses podem ser aumentada pelo médico, de acordo com os valores do exame de glicemia sanguínea.

Para adultos com diabetes tipo 2, a metformina pode ser usada isoladamente ou em combinação com outros medicamentos antidiabéticos, como as sulfonilureias.

2. Metformina para diabetes tipo 1

A dose inicial recomendada para diabetes tipo 1 (dependente de insulina) em adultos é de 1 comprimido de 500 mg ou de 850 mg, 2 a 3 vezes por dia, enquanto que a dose de insulina deve ser ajustada pelo médico com base nos valores da glicemia.

Leia também: Como é feito o tratamento para diabetes tuasaude.com/tratamento-para-diabetes

3. Metformina para ovários policísticos

A dose de metformina para a síndrome dos ovários policísticos (SOP) em adultos geralmente é de 1000 a 1500 mg por dia, divididos em 2 ou 3 tomadas.

O tratamento deve ser iniciado com uma dose baixa e pode ser aumentada gradualmente pelo médico, a cada semana, até se atingir a dose desejada.

Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de 1 comprimido de 850 mg, 2 a 3 vezes por dia. Para a apresentação de 1000 mg, recomenda-se o uso de 1 a 2 comprimidos ao dia.

4. Metformina para pré-diabetes

A dose da metformina para pré-diabetes em adultos é de 1 comprimido de 500 mg, 1 vez por dia, junto com o café da manhã.

Essa dose pode ser aumentada pelo médico, de acordo com a avaliação dos níveis de glicose no sangue e/ou da hemoglobina glicada (HbA1C).

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da metformina são problemas digestivos como náuseas, vômitos, diarreia, dor na barriga, perda do apetite, alterações no paladar ou deficiência de vitamina B12.

Além disso, pode ocorrer acidose láctica, com sintomas como sensação de frio, tontura, fraqueza, dor muscular, vômitos, batimentos cardíacos irregulares ou lentos. Nesses casos, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro.

Metformina causa impotência?

A metformina não causa impotência no homem, no entanto, a diabetes descompensada pode causar disfunção erétil. Entenda porque a diabetes pode causar disfunção erétil.

Quem não deve usar

A metformina não deve ser usada por crianças com menos de 10 anos ou por pessoas com alergia ao cloridrato de metformina ou com problema de funcionamento do fígado ou dos rins, diabetes não controlada, com hiperglicemia ou cetoacidose graves.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas com desidratação, infecções graves, que estejam fazendo tratamento de problemas cardíacos, tenham sofrido recentemente um ataque cardíaco, problemas circulatórios graves ou dificuldades respiratórias.

A metformina também não deve ser usada por pessoas que consomem bebidas alcoólicas em excesso, tenham sido submetidas a cirurgia eletiva de grande porte ou a exame utilizando meio de contraste contendo iodo.

Para mulheres grávidas ou lactantes, a metformina só deve ser usada se indicado pelo médico. 

Leia também: Diabetes gestacional: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/diabetes-gestacional

Vídeos relacionados

VITAMINA B12: para que serve, sintomas de falta, onde encontrar na natureza e suplementação

06:53 | 1.136.996 visualizações

5 passos para controlar a vontade COMER DOCES

11:22 | 58.001 visualizações

8 Melhores frutas para DIABETES

16:43 | 452.135 visualizações

MELHORES EXERCÍCIOS PARA DIABETES

03:55 | 360.652 visualizações

Alimentação para DIABÉTICO

03:14 | 1.360.910 visualizações