Microblading: o que é, para que serve, como é feito, cuidados e riscos

Microblading é um procedimento estético para pigmentação das sobrancelhas de forma semipermanente para deixá-las mais definidas, simétricas e com uma forma mais bonita e natural.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse procedimento é feito utilizando uma microlâmina com agulhas muito finas, que depositam o pigmento na camada mais profunda da pele, a derme, criando traços semelhantes aos pelos, e por isso dá um aspecto mais natural.

O microblading deve ser feito deve ser realizado numa clínica de estética, por um profissional especializado, com material estéril e descartável, e com tinta aprovada pela Anvisa.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O microblading serve para deixar as sobrancelhas mais definidas, realistas e com uma forma mais bonita e mais natural, de forma semipermanente.

Isto porque a aplicação dos pigmentos na derme é feita fio a fio para preencher as sobrancelhas, tatuando o fio de forma semelhante aos pelos naturais da sobrancelha.

O microblading pode ser feito por pessoas que desejam uma aparência mais natural das sobrancelhas e não querem que seja uma tatuagem definitiva na pele.

Qual a diferença entre micropigmentação e microblading?  

Tanto a micropigmentação como o microblading são procedimentos estéticos semipermanentes que utilizam pigmentos para preencher as sobrancelhas fio a fio.

No entanto, a micropigmentação utiliza um aparelho chamado dermógrafo ligado a uma fonte de energia e que possui agulhas para que o pigmento atinja a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. Saiba mais sobre a micropigmentação.

Já o microblading utiliza um aparelho manual com formato caneta que possui pequenas agulhas muito finas, que atingem na derme superficial, que é a camada da pele logo abaixo da epiderme, depositando o pigmento.

Como se preparar

Para se preparar para o microblading, deve-se evitar tomar sol pelo menos nos 3 dias anteriores ao procedimento, além de evitar ingerir bebidas alcoólicas ou com cafeína por 24 horas antes do procedimento.

Também é recomendado não tingir ou depilar as sobrancelhas e não aplicar maquiagem antes do microblading.

Como é feito

O microblading é feito em clínicas de estética por um profissional especializado.

Para realizar o microblading, deve-se seguir alguns passos:

  1. Definir o design das sobrancelhas, desenhando na pele seu formato, com um lápis adequado para a pele;
  2. Aplicar um anestésico tópico, deixando agir por alguns minutos, para reduzir o desconforto do procedimento;
  3. Realizar a assepsia da pele, para evitar infecções;
  4. Preparar o pigmento que deve ser da tonalidade da sobrancelha original;
  5. Preparar o aparelho tebori, conectando a lâmina com as agulhas que devem ser estéreis e descartáveis, no cabo do aparelho;
  6. Mergulhar a lâmina no pigmento e aplicar nas sobrancelhas em diferentes direções para dar o aspecto semelhante aos fios naturais;
  7. Retirar o excesso de pigmento entre as aplicações, usando uma gaze estéril com soro fisiológico;
  8. Limpar a pele ao finalizar o procedimento.

O procedimento de microblading pode durar até 2 horas e o tempo de cicatrização geralmente é de 2 semanas.

O microblading dura quanto tempo?

A duração do microblading varia de pessoa para pessoa, de acordo com as características da pele, sendo que em média a duração é de 6 meses a 1 ano.

Cuidados após o microblading

Após o procedimento de microblading, é importante ter alguns cuidados para evitar efeitos colaterais e aumentar a durabilidade da pigmentação:

  • Não tocar nas sobrancelhas por pelo menos 48 horas após o procedimento;
  • Evitar aplicar maquiagem nas sobrancelhas;
  • Não cutucar ou retirar crostas ou casquinhas das sobrancelhas;
  • Evitar tomar sol ou expor o rosto ao sol por pelo menos 4 semanas;
  • Não usar esfoliantes, usar adstringentes ou fazer peeling por até 4 semanas.

Além disso, é recomendado não lavar ou molhar as sobrancelhas por pelo menos 72 horas após o procedimento. Após esse período lavar apenas com água e, se recomendado, sabonete neutro ou antibacteriano.

Riscos do microblading

O maior risco do microblading é o desenvolvimento de infecções, por isso, deve ser feito com agulhas estéreis e descartáveis, além de após o procedimento seguir os cuidados recomendados.

Além disso, também existe o risco de alergia ao pigmento utilizado, sendo por isso importante fazer um teste de alergia 48 horas antes do procedimento.

Esse teste deve ser feito pelo profissional que realizará o microblading, aplicando o pigmento com uma agulha na região da nuca ou atrás do lóbulo da orelha. Se a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado fazer o microblading.

Quem não deve fazer

O microblading não deve ser feito por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.

Além disso, esse procedimento é contraindicado para pessoas que fizeram tratamento com isotretinoína nos últimos 6 meses ou utilizaram cremes com retinoides até 7 dias antes do procedimento.

O microblading também não deve ser feito por pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, que usam anticoagulantes ou que estão em tratamento para o câncer.

Outras contraindicações do microblading são feridas ou infecções na pele na região das sobrancelhas, peeling químico ou botox recentes.

Quando ir ao médico

É importante consultar o dermatologista caso surjam sintomas indicativos de infecções ou alergia ao pigmento, como sangramento nas sobrancelhas, febre, vermelhidão que piora com o tempo ou presença de pus ou secreções nas sobrancelhas.

Esses sintomas devem ser avaliados pelo dermatologista que pode indicar o tratamento mais adequado.

Marque uma consulta com um dermatologista na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.