Microdermoabrasão é um procedimento não cirúrgico de esfoliação que tem como objetivo promover o rejuvenescimento da pele a partir da remoção de células mortas, podendo ser indicada para tratar as rugas, estrias, cicatrizes de acne e clarear manchas na pele.
O procedimento deve ser realizado por um dermatologista ou fisioterapeuta dermatofuncional por meio do uso de um aparelho específicos ou através de cremes específicos.
Leia também: Rejuvenescimento: o que é, tratamentos e cuidados diários tuasaude.com/rejuvenescimentoNormalmente são necessárias de 5 a 12 sessões, dependendo do objetivo do tratamento, cada uma com duração média de 30 minutos, para que se tenha o resultado desejado.
Para que serve
A microdermoabrasão pode ser realizada para:
- Suavizar as linhas e rugas finas;
- Clarear manchas de pigmentação;
- Eliminar pequenas estrias, especialmente as que ainda são vermelhas;
- Eliminar cicatrizes de acne;
- Diminuir outras imperfeições da pele.
Além disso, pode ser utilizada para tratar a rinofima, que é uma doença caracterizada pela presença de massas no nariz, que, quando em grande quantidade, pode causar obstrução nasal. Conheça mais sobre a rinofima.
Tipos de microdermoabrasão
A microdermoabrasão pode ser de dois tipos:
- Peeling de cristal, em que é utilizado um pequeno aparelho de sucção que retira a camada mais superficial da pele e estimula a produção de colágeno;
- Peeling de diamante, em que é feita uma esfoliação profunda da pele, sendo eficiente para remoção de manchas e combate às rugas.
Além disso, há também a microdermoabrasão caseira, sem a utilização de aparelhos, em que é utilizado creme esfoliante que deve ser aplicado na pele realizando movimentos circulares no local.
O tipo de microdermoabrasão a ser realizado deve ser indicado pelo dermatologista ou profissional capacitado da área de estética de acordo com o objetivo do tratamento e características da pele.
Como é feita
A microdermoabrasão deve ser realizada no consultório do dermatologista ou em clínica de estética especializada nesse procedimento e é feita utilizando um aparelho que pulveriza cristais de óxido de alumínio na pele, removendo sua camada mais superficial. Em seguida, é realizada aspiração à vácuo que retira todos os resíduos.
No caso da microdermoabrasão realizada com cremes, basta aplicar o produto na região desejada e friccioná-lo por alguns segundos, lavando a pele a seguir.
Normalmente os cremes para dermoabrasão contêm cristais que estimulam a microcirculação da pele e removem as células mortas, proporcionando uma aparência mais saudável da pele.
A microdermoabrasão pode ser feita no rosto, peito, pescoço, braços ou mãos, mas este procedimento pode necessitar de várias sessões para ter um resultado satisfatório.
Cuidados após a microdermoabrasão
Após a microdermoabrasão é importante evitar a exposição solar e utilizar filtro solar.
Além disso, não é recomendado passar nenhum produto ou creme no rosto que não seja recomendado pelo profissional, já que podem causar irritação na pele.
Após o procedimento é comum que haja dor leve, pequeno inchaço ou sangramento, além de aumento da sensibilidade.
Caso os cuidados com a pele não sejam seguidos de acordo com a recomendação do dermatologista ou fisioterapeuta dermatofuncional, pode haver escurecimento ou clareamento da pele.