Micropênis é uma condição rara em que o homem apresenta um pênis com comprimento 2,5 desvios-padrão abaixo da média para a idade e, em alguns casos, pode estar associado a alterações no desenvolvimento de outras características masculinas.
Embora possa não causar qualquer tipo de problema para a saúde, o micropênis geralmente é uma condição que provoca muita ansiedade, especialmente durante a adolescência e idade adulta, podendo ser indicado um acompanhamento com um psicólogo.
Em caso de suspeita de micropênis, é recomendado consultar um urologista ou endocrinologista. Em muitos casos, o homem consegue ter um vida sexual satisfatória, mas existem também tratamentos com hormônios ou cirurgia para tentar aumentar o tamanho do pênis.
Porque acontece
O micropênis normalmente acontece devido a uma baixa produção de hormônios importantes para o desenvolvimento das características masculinas, como a testosterona, durante o desenvolvimento do bebê no útero ou após o nascimento.
Essa alteração nem sempre tem uma causa específica, mas pode estar associada a doenças genéticas que afetam a produção desses hormônios em alguns casos.
A testosterona é o hormônio mais importante para o desenvolvimento sexual dos meninos e, por isso, quando está em falta, o pênis não consegue se desenvolver corretamente, ficando menor que o normal. Entenda melhor o que é a testosterona e para que serve.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de micropênis normalmente é feito pelo urologista baseado em uma medida precisa do seu tamanho, sendo confirmado quando este é menor que 2,5 desvios-padrão da média para a idade, equivalente a aproximadamente 9,3 cm para um adulto.
Caso deseje marcar uma consulta, encontre um urologista próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
O médico normalmente também indica exames, como a dosagem de hormônios no sangue, cariótipo ou ressonância magnética, para tentar identificar a causa do micropênis, especialmente caso esteja associado a alterações no desenvolvimento das características masculinas típicas da puberdade.
Leia também: Puberdade masculina: 7 principais mudanças no corpo tuasaude.com/puberdade-masculinaOpções de tratamento
Uma das primeiras opções para o tratamento do micropênis consiste na aplicação de injeções ou uso de cremes com testosterona. Normalmente, é iniciado durante a infância e alguns meninos conseguem obter um pênis de tamanho considerado normal.
No entanto, especialmente na idade adulta, o uso de testosterona pode não ter os resultados esperados e, por isso, pode ser aconselhada a cirurgia de reconstrução e aumento do pênis.
Leia também: Cirurgia para aumentar o pênis: realmente funciona? tuasaude.com/cirurgia-para-aumentar-o-penisAlém disso, também existem exercícios e bombas de vácuo que prometem aumentar o tamanho do pênis. No entanto, o resultado normalmente não é o esperado. Conheça mais formas para aumentar o pênis.
Saiba mais sobre o micropênis e esclareça outras dúvidas relacionadas com o tamanho do pênis no vídeo a seguir:
Tamanho importa? 7 dúvidas que todo o homem tem
05:39 | 208.440 visualizaçõesComo melhorar o contato íntimo
Para melhorar o contato íntimo em caso de micropênis, algumas das posições sexuais mais favoráveis são:
- Conchinha: nesta posição a penetração é feita com a outra pessoa deitada de lado com as pernas fechadas e ligeiramente dobradas, como na posição fetal. Esta posição ajuda a criar mais atrito durante a penetração o que pode aumentar o prazer. Além disso, as mãos do homem ficam livres par estimular outros locais do corpo;
- 4 apoios: esta posição permite que o pênis consiga penetrar mais fundo, otimizando o seu tamanho;
- Outra pessoa sentada por cima: esta posição, assim como a de 4 apoios também ajuda a que a penetração seja mais profunda.
O contato íntimo com o micropênis pode trazer a mesma quantidade de prazer que a relação com um pênis de tamanho considerado normal. Além disso, o homem deve também focar a sua atenção em outras formas de prazer como o sexo oral ou uso de acessórios sexuais.
Além disso, é muito importante conversar com a parceira, ou o parceiro, antes da relação, para que ambos possam se sentir confortáveis e busquem soluções que ajudem na obtenção de prazer mútuo.